A saúde bucal de qualidade ainda é um grande desafio, marcado pelo acesso desigual e pelas longas filas de espera. Enquanto o sistema odontológico apresenta fragilidades significativas, isso leva muitos pacientes a evitarem esse tipo de acompanhamento e, consequentemente, a procurarem cada vez menos os dentistas.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 55% dos brasileiros não vão ao dentista sequer uma vez ao ano. Isso evidencia uma fragilidade significativa no sistema de atendimento odontológico no país.
Cenário local da odontologia
O Brasil é um dos países com o maior volume de dentistas do mundo. Além disso, o estado de Minas Gerais é um dos que possui maior presença desses profissionais. Mesmo assim, o volume de pessoas que vai ao médico dentista com frequência é baixo.
Acredita-se que o volume de pacientes agendando consultas com dentistas é baixo devido à dificuldade de encontrar bons profissionais na área. Assim sendo, aumentou a procura por profissionais dentista bem avaliados em plataformas de buscas e agendamentos online.
Em plataformas como o AvaliaMed é possível encontrar profissionais de alta competência. Eles atendem a diferentes públicos e estão presentes mesmo no interior do país. Esse tipo de plataforma reúne avaliações de dentistas, e outros profissionais da saúde, feitas por usuários. Além disso, o usuário pode filtrar por estado ou cidade para encontrar o especialista mais próximo.
Uma busca cuidadosa por bons profissionais pode trazer confiança e conforto para os pacientes. Além disso, garante que mais pessoas vão ao dentista anualmente. Com isso, os impactos na população são reduzidos.
Barreiras enfrentadas pelos pacientes
Existem diversos fatores que podem levar os pacientes a se afastarem dos dentistas. No Brasil, profissionais de saúde em geral já enfrentam desafios relacionados à percepção da população e os dentistas, muitas vezes, acabam sendo alvo de avaliações ou questionamentos adicionais quanto ao seu trabalho e competência.
Custos e logística
Os preços de consultas e tratamentos odontológicos acabam sendo muito altos para a maioria da população. Muitos deixam de agendar consultas com dentistas por medo dos custos.
É claro que, a longo prazo, não ir ao dentista pode custar ainda mais caro. A falta de um tratamento odontológico traz inúmeros problemas, que vão desde a gengivite até a perda de dentes, que pode gerar gastos com próteses e dentaduras ou prejudicar a fala de forma permanente.
No caso de residentes do interior, cidades com baixo índice de população e estrutura, a situação fica ainda mais delicada. Não são apenas os custos da consulta e tratamentos que assustam, mas também a locomoção. Sair de uma cidade interiorana para uma capital, metrópole ou capital regional com o único intuito de fazer um tratamento dentário, para muitos, não é uma possibilidade.
Falta de informação confiável
Não são poucos os pacientes que têm medo que o dentista não atenda da forma desejada. No entanto, para lidar com esse tipo de insegurança, já existem dispositivos confiáveis como o AvaliaMed, que permite acesso total a avaliações prévias realizadas por pacientes em relação àquele profissional da saúde.
Plataformas que organizam a reputação de profissionais facilitam a vida dos pacientes. Isso porque, por meio delas, é possível acessar o histórico desses dentistas e entender que tipo de atendimento eles prestam. Desse modo, você pode conhecer melhor o profissional e saber, com antecedência, se ele se enquadra com o perfil que você busca.
A importância de recomendações confiáveis
Muitas pessoas têm medo de consultas odontológicas por inúmeros motivos. Acredita-se que parte desse medo se dá porque a população tende a procurar por tratamento odontológico somente após os sintomas terem evoluído. Assim, qualquer tratamento ou atendimento se torna mais doloroso. Isso gera uma associação errônea entre dentistas e dor.
Diante disso, muitos acabam com receios prévios para encontrar profissionais dentistas. Apesar disso, hoje, com a força da reputação on-line, é possível recorrer a plataformas de avaliação dos profissionais. Sistemas como o AvaliaMed reúnem opiniões de pacientes de diferentes regiões e ajudam a encontrar dentistas bem avaliados com mais segurança.
O uso de sistemas que contribuem para a construção de uma relação de confiança entre paciente e profissional é essencial. Isso diminui a ansiedade, melhora a aderência ao tratamento e reduz desistências. Além disso, faz com que mais pessoas se sintam confortáveis ao procurar um dentista capacitado.
O que pacientes valorizam nas experiências odontológicas
A maioria dos pacientes odontológicos busca as mesmas coisas. Existem atitudes que são esperadas e valorizadas quando os profissionais às tomas. Abaixo listamos os principais pontos que os pacientes buscam e que contribuem para aumentar o fluxo de pacientes na sua clínica. Confira abaixo!
● Clareza nas explicações do diagnóstico: muitas pessoas não compreendem a linguagem médica e profissional. Por isso, na hora de explicar diagnósticos, conclusões e tratamentos é preciso que o profissional use uma linguagem simples e acessível.
● Ambiente acolhedor e limpo: os consultórios devem ser acolhedores. Boa parte da população confirma o medo de dentistas, o que evidencia uma necessidade de disponibilizar um ambiente acolhedor. O paciente precisa se sentir confortável durante todo o processo de atendimento.
● Tempo dedicado à consulta: atendimentos rápidos, de minutos, geram problemas. A maioria dos pacientes busca por um profissional capacitado e associa isso à duração da consulta. Um processo muito rápido, sem empatia ou comunicação clara pode ser problemático.
● Tecnologia: o uso de raio-X digital ou scanners garante a confiança dos pacientes. Um dentista que oferece um sistema de avaliação e atendimento tecnológico garante maior confiança e mostra uma dedicação real para com o atendimento moderno e eficiente.
● Plano de acompanhamento pós-procedimento: seja depois de fazer um implante ou após a remoção de um dente, é preciso que o profissional se faça presente. Dentistas ausentes e que não esclarecem dúvidas ou acompanham o progresso do paciente acabam afastando o público do seu consultório.
No geral, todos esses pontos destacados acima facilitam a segurança dos pacientes em buscar atendimento odontológico não somente em emergências, mas também como consultas rotineiras.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]