Uma operação em conjunto do 46º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Patrocínio, e da 9 ª Companhia da Polícia Militar Independente de Uberlândia encontrou uma enorme plantação de maconha na Fazenda Santa Rosa, em Patrocínio. A ação aconteceu na manhã dessa segunda-feira (28). Os policiais apreenderam diversos materiais ilícitos e, ao final, destruíram a droga.

Segundo informações da Polícia Militar, os militares foram até a fazenda cumprir um mandado de busca e apreensão. A localidade fica situada na divisa entre Patrocínio e Coromandel. No local, os policiais encontraram uma enorme plantação de maconha, contendo aproximadamente 6 mil pés, com altura média de 1,5m. A plantação estava cercada por sombrite preto e equipada com um sistema avançado de irrigação e iluminação.

Quando as equipes chegaram, três indivíduos foram vistos fugindo em direção a área de mata. Os militares iniciaram as buscas nas imediações, com apoio de cães de captura, mas, até o momento desta reportagem, o trio não foi localizado.

As equipes localizaram um veículo que foi removido para o pátio credenciado. Além da plantação foram apreendidos vasos, sementes, ferramentas agrícolas, bombas e mangueiras, materiais utilizados no cultivo da droga. A Perícia Técnica da Polícia Civil compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e recolheu amostras da substância apreendida para análise laboratorial. Em seguida, os policiais destruíram a plantação e insumos por meio de queima controlada.

A Polícia Militar informou que seguem em busca dos indivíduos que estão foragidos em uma área de mata entre as regiões de Santa Rosa e Boa Vista, na divisa entre os municípios de Patrocínio e Coromandel. As investigações apontaram que os suspeitos não são moradores da região.

“A Polícia Militar reforça o pedido de colaboração da comunidade: caso você perceba movimentações suspeitas de pessoas ou veículos, entre em contato imediatamente com a PM pelo número 190. Sua informação é sigilosa e pode ser fundamental para a captura dos criminosos”, informou a corporação.

A operação foi batizada de “Mandrágora”, em referência à planta que é cercada de mistérios e simbolismos. Muitos acreditam que ela tem poderes medicinais e “mágicos”.