Hoje foi dia de mutirão de limpeza na programação de atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente em Patos de Minas. A operação de limpeza com os serviços de coleta de lixo e entulho, capina e roçamento do mato e a poda das árvores deu vida nova à praça da Biquinha do Caramuru.

Participaram da ação ambiental representantes do Cima, Codema e Colmeia, da Comissão de Direito Ambiental da 45ª Subseção da OAB Patos de Minas, Diretoria de Meio Ambiente, Cispar (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba, Faculdade Patos de Minas (FPM), empresa Limpebras e servidores públicos municipais do Parque do Mocambo e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal.

Durante o percurso do mutirão, a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Ana Carolina Brito e o gestor ambiental Civuca Costa, aproveitaram o momento para repassar às alunas do curso de Direito da FPM, algumas informações sobre a importância da nascente urbana "Biquinha do Caramuru" para o meio ambiente com foco na promoção da educação ambiental em Patos de Minas.

Na ocasião, o conselheiro do Cima, Codema e Colmeia relatou aos presentes sobre a existência de um projeto de urbanização de toda a quadra da nascente que é um equipamento comunitário em uma área de preservação permanente (APP), no centro urbano do Município.

"Projeto de Revitalização e Urbanização da Praça da Biquinha do Caramuru está elaborado desde 2014 e se encontra na SEPLAN da Prefeitura Municipal para atualizações e adequações necessárias para a sua execução. Projetos elétrico, arquitetônico e paisagístico, aprovados e elaborados. Só faltam as suas implementações", explica Civuca Costa em sua abordagem ambiental.