O juiz da infância e juventude, Joamar Gomes Vieira Nunes, não está disposto a esperar a construção do abrigo para menores infratores para punir os adolescentes que cometem atos infracionais em Patos de Minas. Eles estão sendo encaminhados para o Presídio Sebastião Satiro até que seja encontrado um local adequado para a transferência.

O número de menores infratores recolhidos no Presídio chegou a 11 esta semana e este número deve crescer ainda mais. Só nessa terça-feira (23), a Polícia Militar apreendeu três adolescentes. Dois garotos, um de 14 anos e outro 17 anos, foram apreendidos por determinação da Justiça.

O terceiro adolescente foi levado para a Delegacia da Polícia Civil por envolvimento com o tráfico de drogas. Ele foi flagrado na companhia de dois homens. A Polícia Militar, também, já tem em mãos, mandados de apreensão contra outros adolescentes que cometeram infrações graves.

Retirar os menores infratores de circulação pode significar um alívio para a sociedade e a redução nos índices de criminalidade já que, alguns deles, possuem dezenas de passagens pela polícia, mas também traz uma preocupação. Sem o abrigo, os menores estão sendo encaminhados para locais com poucas condições de recuperação.

Para separar os menores infratores dos demais presos, o Presídio Sebastião Satiro teve que improvisar e o local destinado a eles não possui nem chuveiro. Mas o problema provisório poderá ser resolvido de vez com a construção do Abrigo para Menores.


Uma reunião marcada para a noite desta quarta-feira (24) vai mostrar o andamento do processo de construção do Abrigo para Menores que terá capacidade para 24 adolescentes infratores. O encontro está marcado para as 20h na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.