As obras de ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas já têm data para serem entregues à comunidade. A inauguração vai acontecer no dia 24 de maio, data do aniversário de 132 anos de Patos de Minas. O horário da solenidade ainda está sendo acertado com o Governo do Estado, já que terá a participação do governador Romeu Zema.

Toda a estrutura que abriga da Santa Casa de Misericórdia é cedida pela Fundação Educacional de Patos de Minas – Fepam. Esta é também a entidade que está disponibilizando os recursos para a obra, que promete transformar a Santa Casa no maior hospital da região. Para se ter uma ideia, somente o projeto de expansão possui 8 mil metros quadrados.

O novo bloco contempla seis ambulatórios, farmácia central, almoxarifado, manutenção, rouparia e copa, além de possuir espaço reservado para hemodinâmica, bloco cirúrgico com seis salas, centro obstétrico com três salas de pré-parto e puerpério (sendo uma com banheira) e sala para procedimento cirúrgico. No terceiro pavimento poderão ser instalados até 105 leitos de enfermaria, duplicando a capacidade da instituição hospitalar.

Antes da ampliação, a Santa Casa já contava com 30 leitos UTI Adulto Tipo II, 10 leitos de cirurgia geral, quatro leitos de ginecologia cirúrgica, quatro leitos de oncologia cirúrgica, 42 leitos de clínica geral, cinco leitos clínicos de oncologia, cinco leitos de obstetrícia cirúrgica e cinco leitos de obstetrícia clínica, totalizando 105 leitos.

Para se ter uma ideia, somente no ano passado, A Santa de Casa de Patos de Minas realizou 473 partos e 1.902 cirurgias, além de 1.372 cirurgias no mutirão de catarata, 12.527 tomografias, 39.512 raios-x, 1.818 endoscopias, 2.545 colonoscopias e 1.782 mamografias, beneficiando pacientes de toda a região.

Com a inauguração, a Santa Casa poderá ampliar ainda mais esses números, contribuindo definitivamente com a saúde dos moradores de Patos de Minas e de todo o Noroeste Mineiro.