A Polícia Civil de Minas Gerais recuperou, nessa terça-feira (13), em Patos de Minas, um celular furtado no estado do Rio Grande do Norte, a mais de 2 mil quilômetros de distância. O aparelho havia sido furtado durante um evento em Ipanguaçu (RN), em outubro de 2024.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, a localização e recuperação do aparelho foram possíveis, por meio do intercâmbio de informações entre as agências de inteligência da PCMG e da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN).

Conforme apurado, o celular foi comprado por R$ 3 mil por um morador da cidade, que apresentou comprovantes e alegou desconhecer a origem ilícita. O item teria sido repassado ao comerciante por outra pessoa, que será investigada. As investigações continuam.

Alerta

Com a proximidade da Fenamilho, o delegado Érico Henrique Resende Rodovalho faz um alerta à população. “Grandes eventos são alvos de grupos especializados em furtos de celulares. Muitos desses aparelhos são levados para outros Estados e revendidos, dificultando o rastreamento”. O delegado reforça ainda a importância de comprar apenas de fontes confiáveis: “Adquirir produtos sem nota fiscal pode caracterizar receptação. É essencial que a população compre com responsabilidade”, conclui.

Ele também recomenda que os frequentadores redobrem os cuidados com celulares e pertences pessoais durante os festejos. Bolsos traseiros, bolsas abertas e distração em locais movimentados são situações propícias à atuação de criminosos.

Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais oficiais da Polícia Civil, como o telefone 181. A segurança da festa começa com a prevenção.