Moradores do bairro Ipanema, em Patos de Minas, procuraram a reportagem do Patos Hoje nesta terça-feira (04) para reclamar de uma infestação de pernilongos que tem tirado o sossego de todos. Segundo os moradores, além do início do período chuvoso, as atividades de uma empresa que atua com resíduos industriais e agropecuários estariam contribuindo para a proliferação dos insetos. Eles afirmaram que a situação está cada vez mais crítica e cobraram uma solução da Prefeitura.
O Patos Hoje ouviu moradores de várias partes do bairro, todos com a mesma reclamação. Os insetos ocupam boa parte das áreas externas das residências. Nossa reportagem registrou o momento que um morador mexeu em roupas que estavam secando no varal e apareceram vários pernilongos escondidos entre os panos.
Segundo Cesar Murillo, a situação começou com a mudança das temperaturas e que ficou mais crítica nos últimos dias. Ele afirmou que durante a noite precisa fechar as janelas e ligar o ventilador, o que acaba ressecando a garganta. Cesar contou que também utilizou inseticidas, mas não tem surtido efeito.
O morador Hugo Lopes, que é pai de três crianças, disse que passa a noite acordado, junto com a esposa, tentando proteger os filhos dos insetos. Uma das filhas está com a pele empolada devido a picadas de pernilongos.
Robson Fernandes afirmou que mora na mesma residência desde quando começou as construções do bairro Ipanema e que no início a situação era mais fácil de conviver, porém a infestação aumentou. “A noite está impossível dormir, está impossível viver no bairro”, disse Robson.
Leonardo Rodrigues contou que também tem tentado combater a infestação, mas também não está sendo suficiente. Ele e os moradores acreditam que a proliferação dos pernilongos no bairro pode ter relação com as atividades de uma empresa, localizada próximo ao perímetro urbano. Segundo Leonardo, no local são manuseados resíduos industriais e agropecuários.
Diante da insatisfação, os moradores montaram um grupo e reuniram mais de 200 pessoas que convivem com os mesmos transtornos. De acordo com eles, foram feitas cobranças para a prefeitura, como a solicitação do fumacê, mas, ouviram como resposta que o inseticida não poderia ser aplicado no local, devido a critérios já estabelecidos.
O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal que se pronunciou por meio da seguinte nota:
“A infestação de pernilongo (Culex) é comum neste período de seca, quando há acúmulo de matéria orgânica e formação de bolsões em córregos e rios. A situação tende a se normalizar com o início do período chuvoso. A questão não é específica do Bairro Ipanema, e é preciso esclarecer que o fumacê não é destinado ao controle dessa espécie de inseto.
O inseticida utilizado pelo PMCD é fornecido pelo Governo estadual exclusivamente para o bloqueio de transmissão da dengue, sendo aplicado apenas em locais onde há casos confirmados da doença. O uso fora dessa finalidade não é permitido, pois compromete a eficácia do produto e o controle adequado do vetor.
Quanto à empresa citada, ela está devidamente certificada para atuar na área em que está localizada. É precoce afirmar que as atividades lá realizadas estariam contribuindo com a infestação, mas os agentes de endemias foram acionados para vistoriar o empreendimento. ”
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]