O Ministério Público de Minas Gerais já pode começar a preparar a mudança para a nova sede em Patos de Minas. A construção está sendo finalizada e deverá ficar pronta ainda este mês. O prédio de quatro andares e quase 3 mil metros quadrados, localizado na avenida Angra dos Reis, na divisa dos bairros Copacabana e Guanabara, superou problemas antes de chegar a etapa final.

A obra teve início em março de 2019, com previsão de entrega para o final de 2020. O serviço começou em ritmo acelerado. A empreiteira de Belo Horizonte que venceu a licitação para fazer o serviço dava mostras de que entregaria o prédio dentro do prazo. Mas os problemas começaram a aparecer antes da fase de acabamento e a empresa decretou falência.


Depois de dois anos de paralisação, uma nova empreiteira foi contratada e retomou as obras. Com um novo orçamento de R$ 12 milhões, o prédio entra na fase de acabamento e deverá ser entregue ainda este mês. A previsão da empresa e do próprio Ministério Público é que a entrega da obra ocorra até o final de outubro.

A mudança da sede do Ministério Público do centro da cidade para a nova sede, no entanto, ainda vai levar um pouco mais de tempo. Após a conclusão e entrega do prédio é que será feita a instalação de internet e mobiliário. Por isso, segundo o órgão, a data para a inauguração ainda não está definida.

A nova sede do Ministério Público poderá trazer benefícios para toda a população. Além de oferecer melhores condições para a prestação dos serviços à comunidade, a sede própria vai significar uma economia importante com o pagamento de aluguéis. Atualmente, o Ministério Pública funciona em salas alugadas em um prédio no centro de Patos de Minas.