Moradores da rua Estelita Rocha, no bairro Antônio Caixeta em Patos de Minas, estão muito incomodados com a forma com que um hipermercado instalado no local vem cuidando de seu lixo. A empresa instalou cinco containers, mas a sujeira se espalha pelo local causando diversos transtornos. Por outro lado, o hipermercado alega que existem outras empresas jogando lixo no local e que a única que cuida da limpeza.

As lixeiras são usadas para descartar o que não presta mais para ser vendido no hipermercado. “Eles jogam de tudo aqui, menos as caixas de papelão”, diz a moradora. Segundo ela, a sujeira que se espalha pelo local atrai ratos, baratas, escorpiões, usuários de drogas e moradores de rua, que espalham o lixo e agravam ainda mais o problema.

A moradora disse que já tentou todos os meios para resolver a situação, mas sem respostas. “Já conversamos no hipermercado pedindo para que eles tomassem providências, já denunciamos no Conecta Patos (aplicativo da Prefeitura de Patos de Minas para denúncias e reclamações), mas nada foi resolvido até agora”, reclamou ela.

A moradora disse que o problema se arrastada há cerca de um ano, desde que o Bernardão instalou sua loja no local. Cansada dessa situação, ela então decidiu gravar um vídeo mostrando a sujeira do local e encaminhar para o Patos Hoje. A assessoria de comunicação da rede de hipermercados enviou nota, se posicionando sobre o problema.

“Em resposta às reclamações da comunidade, nós contratamos um serviço de limpeza privado para melhorar a organização e o acondicionamento do lixo. No entanto, não é apenas o supermercado que descarta resíduos na área. Além disso, durante a madrugada, as lixeiras são frequentemente vandalizadas, agravando a situação. Acreditamos que uma cooperação mutua de todos e iniciativas como a nossa ali em volta seria o mais conveniente para a melhoria do local”.