Um homem de 56 anos foi preso em flagrante na noite dessa quarta-feira (27) na Vila Garcia, em Patos de Minas, após ameaçar a companheira com uma faca. O crime de ameaça ocorreu em um contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, as guarnições foram acionadas por volta das 17h40 após um telefonema para o 190. A vítima relatou que o companheiro sob efeito de álcool, ameaçou sua vida. Segundo o relato da vítima, o casal estava em casa quando o companheiro, demonstrando ciúmes, se apoderou de uma faca do tipo peixeira na cozinha e proferiu frases de ameaça: “Vou te dar cinco facadas. Quero cravar essa faca no seu peito, que você não vai conseguir nem respirar”.

A vítima, que afirmou temer por sua vida, disse às autoridades que as ameaças são constantes, mas que esta foi a primeira vez que decidiu acionar a polícia. Ela também manifestou medo de represálias, alegando que ele já disse que “iria atrás dela em qualquer lugar do mundo” caso fosse denunciado.

Ao chegarem ao local, os policiais militares encontraram o acusado com notórios sinais de embriaguez, como andar cambaleante, fala desconexa, hálito etílico e olhos vermelhos. A faca utilizada na ameaça já havia sido deixada por ele em cima da mesa da cozinha.

Questionado, ele alegou que havia chegado do trabalho e consumido uma pequena quantidade de aguardente (“um carotinho”), e que sua companheira acionou a PM sem motivo aparente. No entanto, diante das evidências e do relato da vítima, os policiais procederam com a voz de prisão.

O homem, porém, reagiu de forma agressiva, não obedecendo as ordens dos militares. Devido à sua agressividade e estado de embriaguez, foi necessário utilizar algemas para imobilizá-lo. No caminho até a delegacia, dentro da viatura, o preso continuou agitado, desferindo chutes contra a estrutura do compartimento.

A vítima acompanhou a polícia e expressou interesse formal em representar criminalmente contra o companheiro e solicitar uma medida protetiva de urgência. Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão para as providências cabíveis pela Polícia Judiciária Civil. O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal, e a pena pode ser agravada por se tratar de violência doméstica, conforme a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). A faca foi apreendida.