A Fundação Hemominas de Patos de Minas está buscando alternativas para regularizar os estoques de sangue. Nos últimos dias, o número de doadores caiu em decorrência da vacinação contra a gripe H1N1, que impede a doação pelo prazo de um mês após a aplicação, e da Fenamilho. Na próxima semana o hemocentro vai fazer uma coleta noturna para facilitar o acesso dos doadores.

A Fundação Hemominas vai funcionar, nesta segunda-feira, 07 de junho, das 17h às 19h, para a coleta de sangue noturna. A maior necessidade é para os tipos sanguineos “O Negativo” e “O Positivo”. Os candidatos à doação podem comparecer à sede da unidade, que fica na rua Major Gote, 1255, Centro.

A expectativa da equipe do Hemocentro de Patos de Minas é atender cerca de 50 candidatos durante a coleta. Aqueles que não puderem comparecer no dia, podem agendar a doação no Núcleo Regional de Patos de Minas pelos telefones (34) 3822-9646 ou (34) 3822-9647. Na quarta e na quinta-feira da próxima semana não haverá coleta.

Quem ainda não se vacinou contra a influenza H1N1 deve fazer a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou deve aguardar um mês para realizar a doação. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.

Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar a ação de cidadania, o candidato à doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade. Doar sangue é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas.