A última semana na Escola Municipal Maria Inez Rubnger de Queiroz, no Bairro Ipanema, foi de Feira de Ciências. Com o tema, “Água: escassez ou mau uso?”, os alunos mostraram diversos trabalhos e promoveram uma grande reflexão sobre a crise hídrica. Todos os alunos do 6° ao 9° anos participaram das apresentações.
Coordenado pelo professor de Ciências, Lourivaldo Lemos, o projeto teve participação de todo o corpo docente, supervisão e direção da escola. Com maquetes, cartazes e muita criatividade, os estudantes falaram sobre água e cultura, fontes de água, meio ambiente, agricultura e pecuária, conservação, tecnologias, saúde e nutrição, recreação e transporte.
Além de apresentarem os trabalhos, todos os alunos ainda puderam assistir aos trabalhos dos colegas e até fizeram uma avaliação. Após cada visita, os estudantes davam notas para os trabalhos apresentados. A interação entre os alunos foi bastante elogiada. Lourivaldo ressaltou o quanto os alunos se mostraram com uma autoestima mais alta. “Foi altamente positivo”, afirmou.
Sobre a importância do tema, o professor destacou que a “UNESCO assevera que mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a uma água limpa e segura, para terem uma vida saudável. Em consonância, o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2016 (WWDR 2016) estima que por volta de 2 bilhões de pessoas necessitem de acesso a um melhor saneamento, estando as meninas e as mulheres em uma situação ainda mais precária.” , afirmou.
Segundo ele, a Feira de Ciências, projeto que não é realizado na escola há muitos anos, foi desenvolvida com o foco interdisciplinar permitindo aos professores desenvolverem o tema central, juntamente com os alunos, a partir da perspectiva de suas disciplinas. “A água na natureza não existe de forma isolada, ao contrário ela a permeia e também o faz na existência humana em seus vários vieses, propiciando múltiplos olhares. Com relação à “Interdisciplinaridade”, a exigência de hoje não é mais somente o alargamento das fronteiras internas às disciplinas, mas tornou-se fundamental a escolha de temas, núcleos temáticos, problemas, que possibilitem aos alunos lançarem mãos de conceitos, procedimentos científicos, habilidades de diferentes campos do saber para equacionarem as questões propostas” (SRE, 2014).
Autor: Farley Rocha
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