Todos os anos alunos foram para a quadra da escola com um livro na mão.

A aula na Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, começou de forma bem diferente nesta terça-feira (20). A Professora de Português juntamente com os outros professores e direção da escola reuniram todos os estudantes e fizeram um verdadeiro mutirão da leitura. O dia foi dedicado a mostrar a importância da leitura.

Quem lê viaja, conhece o mundo e expande seus conhecimentos. Em um mundo cada dia mais digital, a boa leitura se mostra cada dia mais importante tanto para aquisição de cultura, quanto para receber informação e conhecimento. Sabendo dessa importância, a Professora de Português, Márcia Araújo, promoveu o Dia de Ler Todo o Dia.

Todos os anos alunos, tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais do Ensino Fundamental, foram para a quadra da escola com um livro na mão. Obras da literatura brasileira e mundial, verdadeiros clássicos que fizeram parte da cultura de muitas sociedades, estavam entre as histórias. Machado de Assis, Edgar Allan Poe, Mark Twain foram alguns dos criadores de sonhos.

A iniciativa deste dia especial foi da Secretaria de Educação. A diretora, Sônia Soares, ressaltou a importância de se criar o hábito de leitura nos estudantes e agradeceu o compromisso dos estudantes. A Professora Márcia Araújo informou que este momento já existia na escola e que, nesta terça, foi a culminância do trabalho. “Após a leitura, haverá o momento da escrita na sala de aula”, afirmou.

O aluno Caio Rodrigues de 5 anos chamou a atenção. Sem ainda conhecer o mundo da leitura, ele abriu o livro e foi interpretando as imagens. Uma verdadeira aula de construção do conhecimento. O Aluno Diego de Lima do 7º Ano leu o livro “O Diabo na Garrafa” de Robert Louis Stevenson, uma obra que desperta o desejo pela realização dos sonhos. Já Juliana Almeida, do ano 9º Ano, conheceu “As viagens de Marco Polo e achou interessante entender as várias culturas retratadas na obra.

Autor: Farley Rocha