Na tarde desta terça-feira (19), o 12º BBM atendeu a várias ocorrências de incêndio em vegetação na área urbana e rural de Patos de Minas com destaque para um incêndio que começou nos fundos do Bairro Pizzolato e se alastrou para uma área de pastagem e de palhada lançando muita fumaça e fuligem nos bairros da parte alta e até mesmo na região central da cidade.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o ar seco, o relevo montanhoso do local e a ação dos ventos favoreceram a rápida propagação das chamas. Ao final dos trabalhos havia 03 equipes atuando em frentes diversas até conseguirem confinar e debelar totalmente as chamas. A área total queimada ainda não foi mensurada.

E teve mais. Enquanto as equipes estavam finalizando os trabalhos, do ponto onde estavam foi possível visualizar um novo incêndio iniciando-se no prolongamento da avenida Fátima Porto, próximo ao acesso para o Bairro Jardim Califórnia.

Imediatamente, 2 equipes deslocaram-se para o local e conseguiram debelar o incêndio que possivelmente iniciou-se às margens da via e progredia em direção a um vale, aproximando-se perigosamente da sede de uma chácara.

Houve incêndio também m Carmo do Paranaíba. Também foi registrado um incêndio em uma área de vegetação na área urbana de Carmo do Paranaíba, distante 50 km de Patos de Minas. No local, o incêndio atingiu um bambuzal, além de uma área de pomar e um campo de futebol que está fora de uso totalizando aproximadamente 15.000m² de área queimada. Uma equipe de combate florestal de Patos de Minas deslocou-se até aquele município e atuou no combate durante algumas horas até debelar totalmente o incêndio.

O Corpo de Bombeiros orienta a população a manter a limpeza das propriedades rurais como chácaras sítios e fazendas; remover o capim seco que cresceu nos pomares e nos quintais; manter as edificações e os depósitos de materiais e de lenha sempre bem organizados, removendo toda o capim seco acumulado no entorno; construir aceiros nas cercas e divisas para proteger a cerca e a propriedade; não realizar queima de lixo e nem de vegetação neste período; deixar material de combate a incêndio preparado como enxadas, bombas costais e equipamentos agrícolas para um caso de necessidade; manter a vigilância.

Em caso de princípio de incêndio, caso tenha condições de realizar o combate com segurança, inicie o mais rapidamente possível para evitar o alastramento e acione também o Corpo de Bombeiros. Caso o incêndio fique fora de controle, foque na segurança, procure proteger as edificações, currais e depósitos molhando bastante a área em torno destes locais a fim de evitar que o fogo se aproxime. Não combata incêndio em vegetação sozinho.