Os vereadores da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social coordenaram a reunião.

Com o Plenário lotado e duração de, aproximadamente, duas horas, foi realizada, na última semana, a reunião programada pela Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES – da Câmara Municipal de Patos de Minas, com o objetivo de ouvir os Agentes Comunitários de Saúde, em atividade na Zona Rural, sobre os problemas enfrentados por eles no exercício de suas funções e, por extensão, suas reivindicações.

Além de todos os Vereadores integrantes da CSPBES e de grande parte dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, estiveram presentes o Vice-Prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves; a Secretária Municipal de Saúde, Janaína Araújo; a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, da DRS, Maria Eleusa Soares Rodrigues e profissionais da imprensa local.

Os Vereadores da CSPBES abriram a reunião expondo o motivo da mesma e passaram a palavra para as Coordenadoras das quatro equipes de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural. A primeira a se manifestar foi Ednamar Ferreira Silva, da Equipe 25. Na sequência, Mirtes Vieira da Cunha – Equipe 24; Márcia Pombo Galvino – Equipe 23 e Maria Coraci Pereira da Silva, da Equipe 22.

Todas elas revindicaram melhorias para facilitar o serviço de atendimento aos moradores da zona rural, como, por exemplo, melhor remuneração, maior ajuda de custo em função dos deslocamentos, maior estrutura de transporte, uniformes novos, mais treinamento e informações sobre o o planejamento de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde para a as comunidades rurais.

Os demais participantes também se manifestaram quanto ao serviço dos Agentes de Saúde da Zona Rural e, ao mesmo tempo, transmitiram a insatisfação dos usuários quanto às deficiências existentes no atendimento, como: a longa espera para consultas e exames e falta de postos de saúde em algumas localidades rurais.

A título de ilustração, trabalham atualmente como Agentes Comunitários de Saúde no Município de Patos de Minas, 260 profissionais. O salário base é de R$ 577,70. Com os adicionais, o salário na folha de pagamento chega a R$ 833,51. Essa reunião, significou a primeira oportunidade para se ouvir os Agentes Comunitários de Saúde. Antes, eles não eram convidados a se manifestar sobre problemas de saúde na Zona Rural.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas, integrada pelos Vereadores, João Batista Donizete da Cruz – Batista Miúdo – (presidente), Maria Dalva da Mota Azevedo, Isaías Martins de Oliveira e, como suplente, Amarildo Ferreira Silva, vai acompanhar as ações da Prefeitura Municipal a fim de que os problemas sejam amenizados.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Patos de Minas