Os acontecimentos que marcaram o ano.
A população de Patos de Minas e região passou por momentos de dor, alegria, revolta, conquistas e derrotas em 2013. Vidas e mais vidas foram ceifadas em acidentes e homicídios. O povo patense nunca assistiu a tantas mortes violentas. Festas e futebol: Trovão Azul mais uma vez na elite do mineiro. A solidariedade dos conterrâneos marcou e contagiou. Polêmicas e polêmicas. Unidade de saúde pronta, mas fechada. Creche também inaugurada, mas sem qualquer criança. A Ivan Borges parou de novo. E o pedido de cassação da autoridade máxima do poder executivo. Confira os fatos que marcaram o ano!
Em duas operações, mais de duzentos quilos de droga foram apreendidos.
Uma desgraça sem fim. Centenas de quilos de maconha, crack e cocaína foram apreendidos em dezenas de ocorrências registradas pela Polícia Militar e Civil. Muito trabalho, muitas prisões, muitas condenações pelo judiciário, mas o problema continua e provoca diversos outros. Em duas operações, mais de duzentos quilos de droga. O usuário, a mãe, o pai, familiares e a própria população sofrem as consequências. O medo vai crescendo e se disseminando. Tantas notícias envolvendo entorpecentes que a sociedade parece mais nem se importar com a causa da maioria das prisões em Patos de Minas. E com isso mais gente vai se infiltrando para o mundo devastador das drogas.
Rodovia BR365 tem restauração desejada há anos.
Desenvolvimento. Um novo hipermercado para toda a região. Mart Minas começa a funcionar em Patos de Minas e a cidade poderá ganhar uma nova indústria de alimentos. Petra fecha um posto que procurava gás, mas vai em busca de outro na região. Predilecta é inaugurada e funciona a todo vapor na antiga fábrica da Cica. Rodovia BR365 tem restauração desejada há anos.
Decorador foi assassinado dentro de casa.
Um recorde histórico na violência em Patos de Minas. Foram 29 homicídios, várias tentativas e um latrocínio. E as famílias choraram. O filho matou o próprio pai e teve pai que viu o filho ser morto. E outro pai foi preso acusado de estuprar a própria filha. Uma menina morreu sem ser o alvo dos tiros e outra jovem foi encontrada sem vida em construção. Uma mulher vítima de assalto no centro foi morta a tiros no Jardim Paulistano. Decorador foi assassinado em casa e comerciante teve o sonho interrompido quando atendia os assaltantes. E não parou por aí. Um caso bárbaro. Homem é preso por abusar sexualmente de esposa e amante. Assaltos foram gravados em câmeras de vigilância e ladrões invadiram lojas quebrando vitrines.
Com a presença do Governador do Estado o Hopital Escola do Unipam é inaugurado.
Educação. IFTM inicia funcionamento e já mostra expansão com cursos à distância. Estudantes patenses conquistaram o Brasil ao apresentarem descoberta sobre quiabo em rede nacional. Com novo reitor, UNIPAM forma primeira turma de médicos e Hospital Escola é inaugurado. Valorização. Câmara Municipal aprova duplicação de salário para professores municipais. Mas não foram só flores. Criança foi flagrada armada com facas tentando agredir colega. Várias manifestações em prol da diretora de uma das escolas públicas mais conceituadas da cidade. Não adiantou. Construção da UFU: uma polêmica sem fim. O ano se passou e nem o terreno para a construção foi definido. A população continua cobrando uma solução. Universitários se manifestaram. Uma licitação está sendo montada para resolver o problema.
Máquinas e funcionários públicos foram flagrados trabalhando em fazenda particular.
Mau uso do nosso dinheiro. Máquinas e funcionários públicos foram flagrados trabalhando em fazenda particular e em posto de combustível de aliados políticos do Prefeito Municipal Pedro Lucas. A sociedade não aceita mais isso. Poder Legislativo pede ressarcimento do dinheiro gasto e iniciou processo de cassação do prefeito. Sendo necessários 12 votos, processo é arquivado por receber apenas 10. Ministério Público entrou na briga e ajuizou duas ações de improbidade administrativa contra o prefeito e envolvidos. Secretário de Agricultura Elmiro Nascimento também foi alvo de ação judicial.
Gusttavo Lima fechou a festa como se estivesse cantando em casa.
A maior festa da cidade. Na Praça do Fórum, não teve a festa popular, mas no Parque de Exposições, a Fenamilho mostrou mais uma vez sua grandeza. Com diversos shows por noite, milhares de pessoas curtiram os artistas mais renomados do país. As apresentações no trio elétrico, arena, praça park e paiolão agitaram o público que chegaram a pular debaixo de chuva. Gusttavo Lima fechou a festa como se estivesse cantando em casa.
Muitos tiveram que voltar do Mini Hospital sem atendimento e ficaram indignados.
Saúde. Epidemia de dengue faz dezenas de vítimas. Prefeitura decretou estado de emergência. Não bastasse isso, a população sofreu com a falta de médicos e até de remédios. Muitos tiveram que voltar do Mini Hospital sem atendimento e ficaram indignados. Hospitais paralisaram serviços de alta complexidade. A UPA Porte III, que poderia ter contribuído com diversos atendimentos, ficou para o ano que vem. A população pede agilidade no funcionamento e melhorias no atendimento público.
URT venceu o Campeonato Mineiro do Módulo II e fez a festa com milhares de torcedores.
Futebol. Olha o Trovão Azul aí gente!!! Patos de Minas na elite do maior esporte nacional. URT venceu o Campeonato Mineiro do Módulo II e fez a festa com milhares de torcedores. Dois dos melhores times do país, senão falar das Américas, vieram a Patos de Minas e fizeram a alegria dos torcedores de Cruzeiro e Atlético. Rivalidade e paixão, cidade dividida, muita emoção! Foram assim as duas batalhas travadas no maior clássico do interior mineiro entre URT e Mamoré. O Sapo venceu um jogo e empatou outro, mas acabou fora do campeonato. A expectativa é grande para este ano. Ainda tivemos destaque no ciclismo e diversos outros esportes como no team penning e futsal feminino que teve mais uma vez uma patense como campeã mundial.
Muitas vias ficaram alagadas.
A força do tempo. Temporais caíram na cidade e as temperaturas foram às alturas tirando o sono dos patenses. Muitas vias ficaram alagadas. Ruas em torno da Lagoa Grande, avenida Padre Almir, final da vereador João Pacheco, centro da cidade e em vários outro pontos ficaram cobertos pela água. Casas foram invadidas pelo barro. O trânsito mais uma vez foi prejudicado.
Super Amigos se uniram como das outras vezes e levaram paz e alegria a crianças carentes.
Solidariedade, alegria, sucesso e vida. Super Amigos se uniram como das outras vezes e levaram paz e alegria a crianças carentes. Outro grupo solidário fez a Páscoa de crianças de abrigos mais feliz. A vida continua. Médicos realizaram diversas doações de múltiplos órgãos. Coração foi transplantado em mega operação. Os números de novo consagraram a cidade como uma das mais solidárias do estado. Terra da mulher bonita. Modelo patense conquista as passarelas de todo o mundo. Amor sem limite. Cadela espera dono falecido no Hospital Regional por mais de 40 dias. A história comoveu os internautas e ela conseguiu uma nova família.
Em um ano, estrutura gigante da UPA Porte III no Bairro Jardim Peluzzo não foi aberta à população.
Polêmica e mais polêmica. Em um ano, estrutura gigante da UPA Porte III no Bairro Jardim Peluzzo não foi aberta à população. Avenida do desespero. Moradores da Ivan Borges Porto começaram ano com expectativa de conclusão e terminam no barro, poeira e diversos bichos. Conclusão em 2014? Creche no Bairro Nossa Senhora de Fátima também está concluída, mas nenhuma criança a frequentou. Obras de canalização do Córrego do Monjolo na Fátima Porto deveriam ter sido reiniciadas, mas nem sinal de serviço. Paisagem agonizante. Principal cartão postal da cidade sofre com assoreamento e imagem é desoladora. Moradores cobram providências.
Milhares de patenses foram para as ruas com seus cartazes e faixas.
O povo no poder. Impulsionados por manifestações ocorridas em todo o território nacional, milhares de patenses foram para as ruas com seus cartazes e faixas e cobraram melhorias nos serviços públicos e um basta na corrupção. Saúde e educação foram os mais visados. Mas eles também pediram segurança, redução no valor das tarifas de transporte urbano e o passe livre que acabou sendo promessa para 2014. Problemas municipais também foram alvo dos protestos como a UPA Porte III e a escolha do terreno para o campus da UFU.
O caminhão voltou na JK e passou por cima de um empresário.
Acidentes no trânsito. Patos de Minas teve pelo menos 30 sonhos extintos em inúmeros acidentes. Realidade que assombra. A vida de uma menina de 12 anos se foi e a mãe de outro motociclista também não resistiu. Outro foi atropelado por um ônibus quando falava ao celular. E já no final do ano, mais um fato trágico. O caminhão voltou na JK e passou por cima de um empresário. Além das mortes, outros graves acidentes aconteceram e não perdoaram ninguém. Os inocentes postes de iluminação se quedaram. Apenas um caminhão derrubou pelo menos quatro. Córrego do Monjolo. Vários veículos ficaram ali estacionados. Carros importados, veículos comuns, carro forte e até carros oficiais da Polícia Militar e da Prefeitura sofreram no trânsito. Ônibus de artista da Fenamilho não foi embora como chegou.
Os veículos ficaram completamente destruídos.
E nas rodovias, mais violência. Em apenas um acidente, três pessoas morreram. Em outra grave batida, próximo ao Trevo da Pipoca, mais duas pessoas se foram. Um caminhoneiro com sintomas de embriaguez invadiu a contramão e matou outras duas pessoas. Curva fatal. Um casal morreu na chamada “Curva da Morte”. Poucos dias depois, um caminhoneiro também perdeu a vida ali, no mesmo local. E não parou por aí. Motociclista teve a cabeça decepada na BR 365 e outros motoristas tiveram suas vidas interrompidas. Com cobraram as autoridades: Cuidado, atenção, respeito às leis de trânsito e prudência são imprescindíveis!
O Patos Hoje informou os acontecimentos e vai continuar mostrando neste ano que se aproxima tudo o que acontece em Patos de Minas e região. Os integrantes do Portal Patos Hoje, que a cada dia trabalham mais para levar as informações a toda a sociedade, desejam um ótimo 2014, com muitas conquistas e alegrias.
Autor:
Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]