O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiro emitiu um orientação para a população sobre cuidados com o início do período chuvoso. Uma chuva branda caiu em Patos de Minas, na noite deste sábado (28), o que ajudou a apagar os incêndios em vegetação, que vem ocorrendo de forma frequente nos últimos dias, mas a população deve ficar atenta com as residências. Segundos os bombeiros, durante esse período é comum caírem tempestades no final da tarde.

Depois de um longo período de estiagem, quando caem as primeiras chuvas, costumam ocorrer incêndios em residências causados por curto-circuitos em virtude da má conservação do telhado ou das calhas o que permitindo que a água das chuvas atinja a fiação interna que fica debaixo do telhado podendo haver algum fio exposto.

Também ocorre o alagamento de lajes de casas e de prédios devido ao grande acúmulo de água na laje por causa de calhas entupidas causando grandes transtornos.

O Corpo de Bombeiros orienta realizar a limpeza das calhas, removendo folhas e tudo que foi acumulado no período da estiagem para garantir o escoamento correto da água, assim como realizar uma verificação geral do telhado procurando por telhas quebradas ou fora do lugar.

Aproveitar também para avaliar a fiação que fica junto à laje, por baixo do telhado, para verificar se não há fios corroídos, fios soltos ou desencapados.

Por fim, considerando o risco que este tipo de trabalho oferece por envolver altura e eletricidade, requer cuidado redobrado além habilidade, um ajudante, uma boa escada e boas ferramentas.

Caso você não tenha segurança para fazer a operação, a melhor opção é contratar um profissional a fim de evitar acidentes, que não são raros.