Um morador vem enfrentando uma situação em Patos de Minas realmente difícil de aceitar. A água está chegando na casa dele há vários dias água com a coloração totalmente diferente da adequada. A água está saindo da torneira bastante esbranquiçada.

Geraldo Pinheiro, que mora na Rua Divino Moreira da Silva, 86, no Bairro Nova Floresta, entrou em contato com o Patos Hoje na tarde desta sexta-feira (07). Ele ressaltou que vem recebendo a água nessas condições há vários dias.

Segundo ele, não chegou a reclamar porque imaginou que iria melhorar, mas isso não aconteceu. “Ontem, ela acabou um pouco, pensamos que ia melhorar. O pior é que ela tem um gosto ruim, não tem um gosto normal. Não dá para beber”, disse.

As imagens mostram a água saindo da torneira do tanque, que vem direto da rua, com a coloração totalmente diferente da normal. No copo americano, o líquido chega a se assemelhar à cor do leite.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Copasa e recebeu o seguinte posicionamento: "o abastecimento para o bairro Nova Floresta, em Patos de Minas, está normalizado nesta sexta-feira (07/11). Também não estão em execução manutenções que possam afetar o fornecimento de água para a referida área.

A empresa esclarece que nenhuma demanda acerca do caso foi registrada no sistema da Companhia. Caso o morador tenha qualquer dúvida, deve informar o endereço completo do imóvel diretamente pelos canais de relacionamento, que são gratuitos, para que uma equipe possa verificar a situação: site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital”, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico, por meio do número 0800 0300 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31 9 9770-7000), e web chat no site, que funcionam de segunda a sexta, 08 às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais).

A empresa ressalta que a coloração esbranquiçada é resultante da pressurização que ocorre na rede, o que leva à formação de minúsculas bolhas de oxigênio, invisíveis a olho nu, que se misturam com a água e formam a cor branca, mas não afetam a sua qualidade. Ao ser depositada em um recipiente, a cor esbranquiçada da água some instantes depois. Para mais informações a respeito do assunto, um vídeo explicativo sobre o fato pode ser assistido por meio do link: https://www.instagram.com/reel/C0g1f9ru4B1/?igsh=MWdpY3J5M3pxYnNlMA%3D%3D .

A Copasa destaca que a água distribuída em Patos de Minas e em todas as cidades onde a Companhia opera, é submetida a um rigoroso processo de controle de qualidade, por meio de análises antes, durante e depois do tratamento, atendendo a todos os padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde.