Um comunicado publicado pela Prefeitura de Patos de Minas em suas redes sociais chama a atenção da população para a interrupção no abastecimento de água na cidade nesta terça-feira (18) e também amanhã (19). Até a manhã desta terça-feira (18), a Copasa, que recentemente renovou contrato com a Administração Municipal e continua responsável pelos serviços de água e esgoto, não havia emitido nenhum comunicado.
A informação da Prefeitura é que a interrupção no abastecimento será necessária para realizar a substituição dos conjuntos de motobombas que realizam o bombeamento do Rio Paranaíba para a Estação de Tratamento de Água – ETA. A interrupção será nesta terça-feira de 7h às 10h e amanhã no período de 7h às 13h.
Segundo a nota emitida pela Prefeitura, a medida faz parte das obras da Copasa para ampliar a captação do sistema de abastecimento de água do município. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até a madrugada de quarta-feira (19).
A Copasa confirmou a realização das melhorias no sistema de captação, mas informou que não há nenhum registro de intermitência no fornecimento de água. Veja o que diz a companhia:
“A Copasa informa que a distribuição de água para Patos de Minas está normalizada nesta terça-feira (18/06). Até o momento, não há nenhum registro de intermitência no sistema da Companhia. Os reservatórios também apresentam volumes regulares.
A empresa segue mobilizada na continuidade das obras de ampliação do sistema de abastecimento da cidade. Atualmente, estão sendo substituídos conjuntos motobombas, equipamentos eletromecânicos que viabilizarão o envio da água captada no Rio Paranaíba em maior volume para a Estação de Tratamento (ETA).
Essas intervenções serão executadas em dois dias consecutivos: nesta terça-feira (18/06), os serviços foram das 7h às 10h. Os trabalhos de hoje já terminaram e a captação está operando normalmente. Já nesta quarta-feira (19/06), a manutenção será das 7h às 13h.
Em ambas datas, técnicos da Companhia permanecerão monitorando o cenário e realizando manobras operacionais para garantir o fornecimento de água a toda a população. Caso ocorra alguma intermitência, a previsão é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, até quinta-feira (20/06).
Imóveis com caixas d’água podem não sentir os impactos. Vale lembrar que, ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna de maneira instantânea para todos, a normalização do abastecimento ocorre gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento é muito importante”.