A CEMIL realizou, na tarde desta sexta-feira (19), um Café de Natal para celebrar o ano com colaboradores e parceiros. O evento contou com participação de diversas autoridades, incluindo a do secretário de estado de agricultura, pecuária e abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida. Além da confraternização, o evento também foi marcado por reinvindicações em defesa dos produtores de leite.

Durante a confraternização, o presidente da CEMIL, Vasco Praça Filho, apresentou a nova frota de 28 novos caminhões, incluindo trucks e caminhões. O presidente explicou que os veículos serão utilizados em transportes para regiões mais longes, assim como dentro das cidades, principalmente em regiões metropolitanas. Segundo Vasco, os veículos foram adquiridos em Minas Gerais, o que faz a economia circular dentro do estado.

O momento era festivo, mas ao mesmo tempo de reinvindicações. O encontrou também serviu para debater sobre a situação dos produtores de leite. O presidente chamou de “desleal” as importações de leite vindos do Uruguai e da Argentina. Ele afirmou que é necessário que o Governo Federal tome medidas contra a importação e que taxe os produtos.


O secretário de agricultura, pecuária e abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida, destacou a importância da CEMIL e de Patos de Minas para o estado.  Sobre os produtores de leite, o secretário afirmou que o Governo do Estado já realizou alterações tributárias para conter a importação do leite no estado.


O prefeito de Patos de Minas e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, também destacou a importância da CEMIL na produção do leite e na geração de empregos. Falcão reforçou a defesa dos produtores de leite e que vai continuar atuando para que o Governo Federal adote medidas que beneficiem esses trabalhadores.

Ao longo do encontro, houve diversos momentos de confraternização, inclusive com o ‘brinde do leite”, realizado pelas autoridades representando a união, a força do cooperativismo e a centralidade do leite como base da atividade da cooperativa e do desenvolvimento regional.