O prédio centenário do antigo cadeião segue em situação de abandono. O imóvel que é tombado pelo Patrimônio Histórico do município foi invadido mais uma vez, provavelmente por usuários de drogas. A grade de ferro instalada na porta principal foi cerrada. O local também está tomado pela sujeira.
O prédio situado no centro de Patos de Minas tem grande importância histórica para o município, segundo os historiados. A construção foi feita em 1912 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. Em cima funcionava a Câmara Municipal e embaixo a Cadeia Pública. O local também abrigou o Fórum de Patos de Minas por alguns anos e, por último, foi sede de Delegacias da Polícia Civil. Um brasão da corporação ainda está estampado na parede.
Depois que foi desocupado pelo Estado por problemas estruturais, o imóvel passou a sofrer ainda mais com a situação de abandono. O imóvel está fechado há cerca de 11 anos, sofrendo com a ação do tempo. Trincos em uma das laterais chamam a atenção para o risco de desabamento de parte da estrutura.
Em 2018, uma reportagem do Patos Hoje já chamava a atenção para o problema. Na época, a dificuldade para desenvolver um projeto de restauração do imóvel, segundo a Prefeitura, era decorrente da falta de documentação. Neste mesmo ano, a Prefeitura de Patos de Minas tentou assumir a propriedade do imóvel, mas a assessoria de comunicação informou que o Governo do Estado não concordou.
A redação do Patos Hoje fez contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber quais medidas serão tomadas quanto à situação de abandono do prédio histórico. O órgão respondeu que o imóvel está judicializado e que, mesmo não tendo responsabilidade, realiza limpeza e cuidados no local.
“O imóvel do antigo "Cadeião" está judicializado e, apesar de não ter responsabilidade sobre ele, a prefeitura realiza ações em busca de evitar a invasão do local.
As secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e Obras Públicas, juntamente com a Polícia Militar, estiveram no imóvel hoje (21/12) pela manhã. As equipes realizaram a limpeza do ambiente, e a grade que impede a entrada será reforçada. Não havia pessoas no local no momento”
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]