O Presídio Sebastião Satiro recebeu na manhã desta terça-feira (06) os vereadores Isaías Martins, Dalva Mota e Bartolomeu Ferreira. Na visita, o diretor Ilson Álvaro Teixeira mostrou as condições que se encontram o Presídio e pediu ajuda para que sejam feitas algumas transformações, principalmente, na estrutura física para melhorar a segurança do local.

A direção, ouvindo as reivindicações dos agentes penitenciários, solicitou aos parlamentares ajuda para reativar a horta do Presídio que conta com cerca 250 presos fechados e é a única atividade de trabalho que eles realizam. A desativação da horta aconteceu porque o local precisa de um alambrado para garantir a segurança.

Outro pedido foi a melhoria na iluminação pública do lado externo do Presídio. De acordo com a direção, o local é pouco iluminado e isso pode facilitar uma possível invasão. Eles pediram também que fosse proibido o trânsito de veículos em frente ao Presídio e solicitaram recursos de cerca de R$ 900,00 para compra de um madeiramento para a construção de um canil.

Uma guarita de ônibus nas proximidades do presídio também preocupa. O lugar em dias de visita torna-se ponto de aglomeração de pessoas que ficam rondando o Presídio o tempo todo. Os profissionais temem que no anonimato eles possam arremessar drogas, celulares e até armas para dentro do Presídio.

Ao final, os vereadores prometeram avaliar as reivindicações e entendem que apesar de ser de responsabilidade do Estado, as melhorias no Presídio são importantes e que o poder púbico municipal poderá ajudar. O único problema que o vereador Isaís ressaltou foi que com a proximidade das eleições a liberação de verbas fica mais complicada, no entanto, ele prometeu que vai correr atrás para solucionar os problemas.