A preservação do meio ambiente tem sido uma das grandes preocupações atualmente. Com eventos climáticos extremos cada dia mais frequentes, as autoridades vêm buscando cada dia mais o desenvolvimento sustentável. Nesta segunda-feira (10), moradores da região do Buracão, em Patos de Minas, denunciaram o que seria um crime ambiental. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para verificar a situação e autuou os responsáveis por uma queimada sem autorização. Não foram verificadas outras irregularidades.

De acordo com os moradores, vizinhos estariam entupido o córrego do Buracão que é usado por todos da região. “O gado estava pastando na nascente. Eles só tiraram para a polícia não flagrar os animais no local”, disse. E não foi só na nascente do córrego que abastece toda a comunidade. Segundo eles, árvores em uma área de preservação estariam sendo derrubadas para formação de pastagem de gado.

Os moradores gravaram vídeos para mostrar tocos e também árvores que teriam sido derrubadas no local. “Era uma mata. Agora, olha como ficou”, disse mostrando a área sem árvores. “Estão destruindo a natureza que Deus deixou pra gente. É desumano destruir o que Deus deixou pra todo mundo,” lamentou destacando que eles não precisam disso e a situação está prejudicando todos os moradores.

O Patos Hoje entrou em contato com a Polícia Militar de Meio Ambiente de Patos de Minas e recebeu a informação de que houve queimada sem autorização em quase 3 ha, sendo feita a autuação. Com relação ao corte de árvores, os policiais verificaram que o proprietário tinha a autorização. Não foi verificado intervenção em Área de Preservação Permanente-APP, ou seja, o local não seria uma nascente de córrego. O Patos Hoje não conseguiu contato com os proprietários da fazenda.