A vitalidade do senhor Agostinho Morais, aos 93 anos, por si só já chama a atenção. Mas ele virou notícia nos últimos dias por outro motivo. Uma mandioca cultivada por ele chegou aos incríveis 1m40 e cerca de 50 quilos. O senhor Agostinho estava entusiasmado com a produção e decidiu expor o tubérculo. Para o azar dele, a mandioca foi furtada por dois homens que passaram em uma caminhonete.

Agostinho Morais, mora no bairro Caiçaras e possui um terreno no bairro Gramado, onde cultiva alimentos como mandioca, açafrão, acerola e banana. A história de Agostinho é impressionante. Com 93 anos, o idoso está lúcido e muito se deve ao fato de produzir diversos alimentos, desde o plantio até o produto final. Na moradia no bairro Caiçaras, Agostinho cultiva hortaliças e algumas plantas.

Há três anos, dentre outros plantios, o idoso cultivava uma mandioca de variedade cacau amarela. Na última quinta-feira (25), quando Agostinho foi fazer a colheita, teve uma grande surpresa. A mandioca era gigante e foi preciso que o ajudante escavasse próximo para descobrir as dimensões. Foram necessárias três pessoas para retirar o tubérculo de quase 50kg com 1,40m. Não foi a primeira vez que Agostinho teve uma colheita tão grande. Em outra oportunidade, ele colheu uma mandioca da mesma variedade, que pesava 23kg, com 1,15m.

Empolgado com a colheita, Agostinho expôs a gigante mandioca em frente à sua residência, na noite de sábado (27) e em menos de 24h o tubérculo desapareceu. Imagens de câmeras de segurança registraram quando uma caminhonete se aproximou e dois homens levaram a gigante mandioca.

Apesar do ocorrido, Agostinho não ficou chateado e continua com seus cultivos. O idoso não comercializa sua produção, ele presenteia parentes e amigos. Agostinho afirmou que tem expectativas de fazer outra grande colheita.