O Patos Hoje conversou, nesta quinta-feira (08), com a Delegada de crimes contra a mulher, Drª Tatiana Carvalho, sobre os casos de violência doméstica, em Patos de Minas. Tatiana afirmou que não houve aumento nos casos se comparado este ano ao mesmo período de 2023. Segundo a Delegada, apenas na segunda-feira (5), oito casos de violência doméstica chegaram até a Delegacia da Mulher.

De acordo com Tatiana, em um comparativo com o mesmo período do ano passado, os números de violência doméstica permanecem com o mesmo quantitativo, não havendo aumento. A Delegada considera que os números são significativos. “Essa semana, o início foi extremamente movimentado, só na segunda-feira nos tivemos oito casos. Tem dias que é mais calmo, tem dia que é mais movimentado”, disse a Delegada.

Neste ano, até o momento, mais de 250 mulheres procuraram a Delegacia da Mulher, para pedir uma medida protetiva, o que representa mais de um atendimento por dia. “Nós consideramos bom as mulheres estarem atrás dos seus direitos”, afirmou Tatiana.

Para a Delegada é importante que a mulher receba um atendimento psicológico, para tratar qualquer tipo de dependência. Além disso, Tatiana alertou para que os homens, que praticam crimes contra mulheres, também tenham acompanhamento psicológico. “O que a gente percebe é que eles não sabem se relacionar. Ao invés de conversar, eles discutem e partem para a agressão”.

Buscando amenizar os números, os órgãos de segurança pública lançaram neste mês a campanha Agosto Lilás, para conscientização e combate à violência doméstica.