A reclamação do SindComércio foi estampada na página da entidade na internet. A reclamação é que a empresa que faz a coleta de lixo na cidade estaria deixando para fazer o serviço após as 22 horas. Como a determinação é para que o lixo seja colocado para fora após as 19h, sacos e mais sacos estariam ficando acumulados nas calçadas causando muita sujeira na região central.
Um acordo firmado entre a Prefeitura e as entidades ligadas ao comércio em 2011 estabeleceu que a coleta do lixo de segunda a sexta será das 19:00 às 21:00 horas e nos sábados das 15:00 às 17:00 horas, após o expediente do comércio, de modo que, a coleta não interfira na movimentação do comércio e vice e versa, o que não estaria sendo cumprindo, segundo o SindComércio.
Mas a reportagem do Patos Hoje constatou que existem lojistas descumprindo o acordo também. Na tarde dessa segunda-feira (13), o centro da cidade estava tomado de lixo. Nas imediações do Mercado Municipal, uma montanha de lixo toda revirada causava muita sujeira. E não é de hoje que esse problema vem se repetindo na região central.
Outro fator que chamou a atenção foi o sumiço das lixeiras. Em muitos lugares restou apenas o suporte. Até mesmo aquelas em formato de milho, fabricadas sob encomenda para ressaltar o título de terra do milho dado a Patos de Minas, estão sendo depredadas. E sem lixeira, o lixo vai parar no meio da rua.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal informou que, segundo o encarregado Marcelo Nunes, a empresa responsável pela coleta de lixo em Patos de Minas não deixa de recolher o lixo, mesmo quando ultrapassa o horário previsto. A assessoria ainda alertou que a Limpebras pediu a conscientização dos moradores que, muitas vezes depositam o lixo depois da passagem do caminhão, dando oportunidade a animais de espalharem o lixo pela rua.
Com relação às lixeiras, a assessoria contou que a Prefeitura Municipal não tem conhecimento sobre o desaparecimento delas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, por sua vez, pediu para que seja informada sobre os locais onde elas desapareceram. Mais informações sobre a coleta de lixo, as pessoas podem contatar a Limpebras pelo telefone 3822-8226.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]