O Ministério Público de Minas Gerais denunciou nesta semana o homem acusado de incendiar o Parque Municipal da Mata do Catingueiro, no Bairro Jardim Panorâmico, em Patos de Minas. O incêndio ocorrido no dia 24 de junho de 2021 destruiu mais de 2 hectares. Na época, ele havia sido preso dentro da mata com uma caixa de fósforos.

De acordo com a denúncia, por volta de 14h00, o denunciado estava no “Bar da Renata” e tentou comprar cachaça a prazo, mas a proprietária do bar se recusou a lhe vender a bebida alcoólica sem o devido pagamento. Insatisfeito, ele pegou uma caixa de fósforos, se deslocou até o Parque Municipal Mata do Catingueiro e ateou fogo na vegetação, causando um incêndio na mata.

O fogo se iniciou nas proximidades do “Racho Sagarana” e se alastrou no sentido norte para o sentido sul, atingindo uma área de aproximadamente 2.59 da mata. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao cenário dos fatos, onde efetuou a prisão do acusado. Ele foi denunciado pelo crime no art. 41 da Lei nº 9.605/98, “provocar incêndio em mata ou floresta” com pena de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.