Várias famílias foram até o Cemitério Santa Cruz, em Patos de Minas, na manhã desta sexta-feira (31), para lavar e ornamentar os túmulos dos entes que já se foram. O ato é cheio de simbolismos e atravessa gerações. No domingo (2), Dia de Finados, o cemitério municipal estará aberto para visitação das 6h às 18h.

O Patos Hoje conferiu de perto a movimentação no local. Dezenas de famílias se mobilizaram para lavar e ornamentar os túmulos com flores novas. Uma das pessoas foi Clemilda Maria Caixeta, de 64 anos, que há 42 anos cuida do túmulo onde o primeiro marido foi sepultado, junto com outros familiares. Ela contou que é um ato de carinho limpar o local e que sempre faz orações após a limpeza.

O senhor Reinaldo Cyrino, de 70 anos, também foi cuidar do túmulo onde os pais foram sepultados. Ele disse que começou o hábito de limpar o local junto com a mãe, quando o pai faleceu há 37 anos. Após o falecimento da mãe, Reinaldo continuou cuidando do local. Ele contou que a ação é uma maneira de homenagear as pessoas queridas que já se foram e que costuma fazer orações após concluir a limpeza.


O ato de limpar túmulos também se tornou uma forma de ganhar uma renda extra, como é o caso de Leandro Aparecido, de 35 anos, que há 10 anos presta serviço para famílias que desejam os túmulos limpos. Ele contou que o trabalho carrega um sentimento de carinho e respeito pelas pessoas que já se foram. Segundo Leandro, a demanda por esse serviço cresce nesta época do ano.

A expectativa é de que a movimentação de famílias e profissionais que desejam limpar os túmulos cresça ainda mais neste sábado (1º). O Cemitério Santa Cruz estará aberto para visitação das 6h às 18h, tanto no sábado quanto no domingo (2). No Dia de Finados não haverá missa dentro do cemitério. Confira os horários das celebrações em algumas igrejas de Patos de Minas:

Catedral de Santo Antônio: 7h / 10h / 16h / 18h

Igreja São Geraldo (ao lado do cemitério): 6h / 8h / 17h

Igreja Santa Terezinha (Capuchinhos): 7h / 9h / 17h / 19h