Algumas lojas abriram bem mais cedo e foram tomadas pela multidão de consumidores. Quem estava na fila a mais tempo conseguiu comprar jogo de sofá por R$ 199,00. Móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos e produtos para casa eram anunciados com preços promocionais.
O preço mais baixo, no entanto, exigia um esforço maior do consumidor. O primeiro passo era não desgrudar do produto para não ficar sem ele. Depois era preciso levar para casa. Os produtos de mostruário não são entregues pelas lojas. Teve consumidor fazendo ginástica para conseguir levar tudo que comprou. Alguns pagaram frete.
Em meio ao corre-corre, no entanto, os consumidores compram mesmo sem saber se vale a pena. A cliente que pagou R$ 2.400,00 na geladeira, depois do negócio fechado, não estava tão convencida de que fez uma boa compra. E isso aconteceu com outras pessoas que no afã de fazer economia compraram produtos que não precisavam.
Os economistas lembram que as promoções só valem a pena se o produto adquirido for realmente útil no dia-a-dia da casa.
Autor: Maurício Rocha
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