O curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu no fim de semana, no Salão do Júri da instituição, um debate abordando o tema: “Aspectos Jurídicos, Políticos, Econômicos e Sociais do Impeachment”. O assunto, com certeza o mais comentado em todo o Brasil nos últimos dias, teve posicionamentos divididos.
Os professores Francisco Carlos Frechiani, Gabriel Gomes Canedo, Gilmar Batista Silva, Guilherme Caixeta Borges, Hermano Caixeta Ibrahim e Itamar José Fernandes participaram do debate e defenderam suas posições frente à polêmica questão. Foram 4 horas de evento em que, como na sociedade jurídica nacional, o posicionamento se dividiu.
Três dos professores entenderam como ilegítimo e ilegal o impedimento da Presidente Dilma Roussef enquanto outros 3 defenderam a legitimidade e legalidade. Alunos do curso de direito praticamente lotaram o salão do Júri para acompanhar as argumentações e aprender um pouco mais sobre os polêmicos e complexos conhecimentos sobre o impeachment.
O professor Gabriel Gomes Canedo destacou o objetivo do debate: “Nós queremos conscientizar nossos alunos nas questões jurídicas, econômicas, políticas e sociais. Portanto, essa atividade de extensão é uma oportunidade para que eles possam formar um juízo crítico acerca de um tema decorrente na cultura política de nosso país”, explicou Gabriel Gomes.
O coordenador do curso de Direito, professor Guilherme Borges, também resaltou a importância de eventos como esse para aprimorar os conhecimentos dos alunos. “Devemos trazer sempre temas de extensão da sala de aula, para que nosso aluno esteja mais presente nos conhecimentos jurídicos”, afirmou Guilherme Borges.
Além disso, os alunos também puderam sentir um pouco sobre a complexidade da prática no universo jurídico. Em todo o Brasil, mesmos os jursitas mais experientes e renomados divergem quanto à questão da legalidade do impeachment da Presidente Dilma Rousseff, como foi o que ocorreu durante o debate.
Murillo Carvalho, aluno do 9º período de Direito, aprovou o evento. “O país vive em um momento que é necessário esse tipo de discussão. Quanto mais informações as pessoas tiverem, mais bem instruídas elas estarão sobre o tema. Particularmente, me sinto na obrigação de estar presente em um evento como esse, pois todos nós devemos conhecer e participar da vida política de nosso país”, afirmou o aluno.
Autor: Farley Rocha com Ascom UNIPAM
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]