Na noite dessa quarta feira (03), o Corpo de Bombeiros em Patos de Minas recebeu um chamado via 193 para realizar a captura de um animal que teria invadido uma residência na rua Paraná, no Bairro Brasil. No momento da ligação, o solicitante estava muito assustado e afirmou que seu filho de 5 anos estava com muito medo e afirmava ter visto um animal de aspecto estranho, que ele não sabia descrever, mas que seria um animal de grande porte, no interior do seu quarto. O solicitante fechou a porta e aguardou os Bombeiros.
De acordo com o Tenente Pedro, uma guarnição de bombeiros deslocou-se rapidamente até o imóvel para realizar a avaliação, identificação e captura do animal acreditando ser um tamanduá, de acordo com as características repassadas. Durante a avaliação, a guarnição verificou que se tratava de um ouriço-cacheiro, chamado popularmente de porco espinho, muito comum na região.
Era um animal adulto com longos espinhos brancos, o que realmente pode assustar as pessoas. Entretanto, trata-se de animal de comportamento dócil, desde que não seja confrontado ou acuado, momento em que pode atacar para se defender. O bombeiro ressaltou que os ouriços cacheiros não arremessam espinhos.
A guarnição capturou o animal com segurança, utilizando técnicas e equipamentos adequados e realizou a soltura do mesmo em sem habitat natural.
A captura de animais silvestres dentro de residências pode ser muito perigosa se a pessoa não tem conhecimento e equipamentos adequados. Nestes casos, estes animais costumam ficar acuados em um canto, mas em caso se confrontados, podem fugir ou atacar para se defender. No caso de ataque, eles agem com muita rapidez e energia, podendo provocar ferimentos sérios na pessoa além do risco de propagação de doenças pela mordida e pelos arranhões. Para o transporte e captura de forma segura, são necessários conhecimento e equipamentos adequados. Por isso, caso se deparem com animais silvestres acuados em cômodos da casa ou acuados por cães no quintal, por exemplo, o Tenente Pedro orientou as pessoas a acionarem o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]