Patos de Minas terá, pela primeira vez, serviço voltado exclusivamente para a população em situação de rua no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Trata-se do Consultório na Rua - (CnaR), serviço para o qual a prefeitura conseguiu credenciamento e incentivo financeiro federal para custeio.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o município está concluindo a organização da equipe multiprofissional para iniciar os atendimentos, que serão conduzidos por enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem.

Os profissionais utilizarão o consultório móvel (já de posse do município) para realizar as atividades de forma itinerante, buscando a parceria de equipes das unidades de Saúde da Família quando necessário. O trabalho também inclui profissionais da Saúde Bucal e das eMulti do território onde essas pessoas estão concentradas.

O objetivo dessa estratégia é ofertar atenção integral à saúde de quem se encontra em vulnerabilidade e com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. As ações terão foco na prevenção de doenças e promoção de saúde.