Uma pesquisa de satisfação realizada ao longo de 2024, pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas, apontou que cerca de 90% dos pacientes consideram o atendimento na UPA ótimo ou bom. Ao todo, 865 pessoas participaram da pesquisa e avaliaram: atendimento recepção/telefone; atendimento triagem/classificação de risco; atendimento médico; atendimento de enfermagem; tempo de espera e higiene e limpeza do ambiente.
Segundo a pesquisa, o atendimento médico foi o que mais agradou os pacientes, sendo que 43% consideraram como ótimo. O atendimento na recepção foi considerado como ótimo por 41,8%. A triagem e classificação de risco foi considerada ótima por 40,6% dos entrevistados. Os atendimentos da enfermagem foram classificados como ótimos por 30,8 %. O tempo de espera foi considerado ótimo por 30,1% dos entrevistados. O resultado completo será anexado no final da reportagem.
Segundo a prefeitura municipal, 85,6% dos entrevistados recorreram à UPA antes de compareceram à Unidade de Saúde da Família de referência. Ainda de acordo com a prefeitura, 81,5 % dos atendimentos realizados entre janeiro e outubro de 2024 eram pouco urgentes e não urgentes, podendo serem resolvidos de forma ambulatorial. Em comparação com 2023, os atendimentos não urgentes subiram de 6.770 para 13.533.
A Jessica Pimenta, diretora da Atenção Básica, reforçou para que a comunidade busque a unidade mais próxima de sua residência, nos casos menos graves. Desde julho do ano passado, os atendimentos considerados de demanda espontânea, ou seja, aqueles que não necessitam de marcação de consultas, são atendidos nas unidades de saúde, das 7h às 11h.
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