A Prefeitura de Patos de Minas informou na noite desta segunda-feira (24) que o Procon Municipal instaurou um processo administrativo e notificou a Copasa em caráter de urgência devido ao desabastecimento de água na cidade. Após cinco dias, muitos moradores ainda estão com torneiras vazias.

Entre as medidas exigidas pelo órgão de defesa do consumidor estão o restabelecimento do fornecimento de água potável e esclarecimentos sobre as razões que levaram ao desabastecimento, as medidas adotadas para solucionar o problema e as comunicações feitas aos consumidores, informando previamente sobre a situação.

A notificação é a primeira ação a ser tomada para que as sanções previstas com a correção do contrato possam ser aplicadas.

A nova agência reguladora, a Arismig, também tomou medidas  em resposta ao desabastecimento de água na cidade. Em entrevista ao Patos Hoje, o diretor da Agência explicou todas as medidas que estão sendo tomadas.


Denúncias

Os consumidores devem formalizar as denúncias nos canais de atendimento da Copasa: 115 ou 0800 0300 115 ou ainda pelo WhatsApp (31) 99770 7000 e anotar o protocolo. Pelo número do protocolo, é possível acionar a ouvidoria da Arismig, por meio do app "eOuve" ou pelo telefone (35) 3851-1277 e você pode ainda acessar a ouvidoria pelo site: https://arismig.mg.gov.br/ouvidoria/fale-conosco .

Com o número do protocolo você também pode acionar o Procon em Patos de Minas o telefone é o 3822 9774.

É fundamental que o consumidor siga o trâmite correto, começando pela abertura de reclamação na Copasa, para que a Arismig possa verificar se as informações fornecidas pela concessionária são precisas ou se estão sendo obstruídas.