Foi entregue na manhã desta quarta-feira (12) os certificados para os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram no projeto MPT na Escola. Dos cerca de 1000 alunos que participaram, 14 se destacaram e vão concorrer na etapa estadual.

A escolha desta quarta-feira (12) como dia para entrega dos certificados não foi por acaso. O 12/06 é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. O objetivo do projeto, que tem parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT, é conscientizar os estudantes e a sociedade sobre o tema).

O projeto está em Patos de Minas desde 2018 e é realizado dos meses de abril a junho de cada ano. Cerca de mil alunos participaram do projeto. O MPT na Escola é dividido por idades: os estudantes do 4° e 5° ano pertencem ao grupo 1, com o tema “O trabalho Infantil”; 6° e 7° ano pertencem ao grupo 2, com o tema “A profissionalização do adolescente” e os estudantes 8° e 9° ano pertencem ao grupo 3, cujo tema “Saúde e segurança na escola”. Após o desenvolvimento do projeto, os alunos fizeram trabalhos culturais, com poesia, conto, música e desenho.

Os 14 alunos que se destacaram irão concorrer na etapa estadual do MPT na Escola. A aluna Kemilly Mayara da Mota Silva, do 5º Ano da Escola Municipal José Paulo de Amorim, venceu na categoria poesia. Ela ficou muito feliz com o prêmio e disse que foi bem legal produzir o poema que encantou e emocionou os professores na escola. O Diretor, Farley Júnio Rocha, parabenizou a estudante e todos os alunos e professores que contribuíram para a concretização do projeto. A intenção é sempre levar a melhor educação para os estudantes para que se desenvolvam plenamente e, assim, no futuro possam contribuir com a família, comunidade e município.