A professora dos cursos de Medicina e Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Aline Cardoso Paiva, desenvolveu uma pesquisa sobre a ação do suco de laranja no tratamento da obesidade e de doenças crônicas e diabetes, além de doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

O trabalho intitulado “Efeitos da ingestão aguda do suco de laranja na resposta glicêmica e insulínica, níveis séricos de leptina e adiponectina, consumo energético e atividade antioxidante” foi apresentado na defesa de sua tese de doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Araraquara, no último dia 26 de novembro.

De acordo com Aline, o suco de laranja natural oferece mais saciedade e aumenta o hormônio leptina, contribuindo com o emagrecimento. Além disso, o suco de laranja contém compostos bioativos que ajudam a combater os radicais livres, o que contribui com a prevenção de doenças como o diabetes e também problemas cardiovasculares.

Ela contou que um copo do suco durante os lanches diários já pode auxiliar no emagrecimento e também no combate às doenças. No entanto, ela ressaltou que ele não faz milagre. “As pessoas também devem manter a dieta com uma alimentação equilibrada e fazer atividades físicas”, frisou. Com relação ao suco de laranja industrializado, ela ressaltou que o efeito é o contrário. “Ele possui mais açúcar, aumentando as calorias”, afirmou.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam