O forte temporal que caiu na tarde dessa segunda-feira (30) deixou estragos em vários pontos de Patos de Minas. A boa notícia é que não houve vítimas. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar registraram diversos desabamentos, inundações de residências, desmoronamento e quedas de árvores.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a causa dos estragos foi o grande volume d’água em pouco tempo. O Sgt Dias do Corpo de Bombeiros contou que a forte chuva começou por volta de 17h00 e terminou às 17h40 e o escoamento da água não aconteceu com a rapidez necessária. “Foi um grande volume d’água que caiu em pouco tempo diminuindo a vazão”, informou.
O nível do Rio Paranaíba subiu um metro em apenas um dia. De acordo com dados do Clima Tempo, nesta terça-feira (31), deve ter sol com aumento de nuvens pela manhã. À tarde e à noite, deve haver pancadas de chuva. A previsão do volume de chuva para esta terça-feira é de 12mm.
O Corpo de Bombeiros atendeu as seguintes ocorrências no período das 17h00 às 22h00 dessa segunda-feira (30):
1- Av. Lucy Mesquita de Araújo, Bairro Jardim América – Inundação em veículo o qual foi arrastado pelas chuvas, o condutor conseguiu sair do veículo com ajuda de terceiros,
2- Rua Plutão, Bairro Jardim Peluzzo, inundação em residência, danificando geladeira e um armário.
3- Rua Independência, Bairro Centro, inundação em residência.
4- Rua Enaura José de Souza, Bairro Jardim Recanto, inundação em residência.
5- Rua Duque de Caxias, Bairro São José Operário, inundação em residência.
7- Rua Pedro Felisbino dos Reis, Bairro Jardim Recanto, inundação em residência.
8- Rua Délio Pereira da Fonseca, Bairro Jardim Recanto, perigo de desabamento de um muro.
9- Av. Mario Fonseca Filho, inundação e rompimento parcial de um muro, o volume da água atingiu duas residências.
10- Av. Marabá, Bairro Alto Limoeiro, queda de uma Antena de transmissão, obstruindo a pista de rolamento.
11- Rodovia MGC 354, Km 166, Zona Rural, Patos de Minas, queda de uma árvore (angico) obstruindo a pista de rolamento.
12- Rua Rodrigo Castilho Avelar, Bairro Distrito Industrial, queda de árvore.
E, apesar de não ser serviço típico da Polícia Militar, as viaturas também tiveram que auxiliar no atendimento das ocorrências devido à forte chuva. De acordo com informações da assessoria de comunicação, os policiais atenderam 15 ocorrências de inundação, desabamento ou desmoronamento no centro da cidade e nos bairros Cônego Getúlio, Residencial Gramado, Residencial Monjolo, Sebastião Amorim e Jardim Panorâmico. Todos sem vítimas.
Veja as orientações do Corpo de Bombeiros em caso de chuva:
Fique atento a estas dicas de segurança, elas são muito importantes para que você aprenda a se prevenir para evitar acidentes, saiba como identificar e agir em situações de risco. Não pense que tragédias só acontecem com os outros, fique atento e lembre-se: em caso de emergência ligue 193.
Antes das chuvas
Faça limpeza dos telhados; Desobstrua as calhas; Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc; Retire entulhos dos quintais áreas, becos e ruas; Providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.
Durante chuvas intensas
Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite; Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; Armazene água potável; Mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; Desligue a energia elétrica; Procure abrigo em local alto e seco.
Se estiver no carro
Procure um local alto e espere o nível da água baixar; Não pare o carro próximo de postes ou arvores; Poças de água podem ocultar crateras; Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha; Dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.
Sob risco de inundações ou desabamento
Nos casos de maior gravidade (havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos) abandone sua residência; Quem mora as margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa; Procure manter a calma acima de tudo; Providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco; Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas; Na iminência de ser levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar;
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]