Representantes de todas as paróquias da Diocese de Patos de Minas se reuniram na manhã desta quinta-feira (17) na Catedral de Santo Antônio para a celebração dos Santos Óleos. A missa na véspera da sexta-feira Santa também é usada para reforçar o compromisso dos sacerdotes com a Igreja Católica.
A Missa do Crisma é realizada todos os anos na quinta-feira Santa. A celebração é presidida pela Bispo Diocesano e tem como principal objetivo abençoar os óleos que serão usados ao longo do ano nas atividades da Igreja Católica. A celebração é uma das mais importantes da semana santa.
A bênção dos Santos Óleos começa com a consagração do Crisma. O Santo Crisma é um óleo perfumado, usado nas unções consagratórias nos sacramentos do batismo, após o derramamento ou a imersão nas águas, a pessoa é ungida na fronte e é convidada a espalhar pelo mundo o perfume de Cristo.
Em seguida, o bispo diocesano Dom Claudio Nori Sturm promove a bênção do óleo dos Enfermos. Ele é utilizado pelos sacerdotes na Unção dos Enfermos. O Óleo comunica o conforto e a força do Espírito Santo ao doente, que é ungido na fronte e na palma das mãos.
Por último, a bênção do Óleo do Batismo ou Óleo dos Catecúmenos. Ele concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam, como Cristo, ser fortalecidos no compromisso com o projeto de Deus e saibam resistir contra mal. O batizando é ungido com o Óleo dos Catecúmenos, no peito.
Os óleos têm um significado especial e na Igreja católica, servem para sinalizar a consagração de um ser a Deus e para amenizar as dores e fortalecer os cristãos.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]