Um projeto itinerante para recebimento de embalagens de agrotóxicos vazias de forma gratuita começou, nesta quinta-feira (08), em Patos de Minas. A ação aconteceu no CEASA e reuniu representantes da Prefeitura Municipal, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e de associação de indústrias de defensivos agrícolas e revendas. O serviço acontecerá novamente nesta sexta-feira (09), das 7h às 14h, no CEASA.
Quando o produtor rural chega no galpão improvisado dentro do CEASA, os profissionais trajados com os equipamentos de segurança recebem as embalagens e fazem a separação, em seguida eles recebem a documentação. Após a coleta, o Instituto Nacional De Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) faz a separação por tipo de plástico e realiza a destinação final de cada material. O que é reutilizado vai para reciclagem enquanto que o que está contaminado vai para incineração.
A ação de recebimento foi monitorada pelo diretor municipal de agricultura Óliver Torres. Ele informou que, quando a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável recebeu a solicitação de ceder o espaço, acreditou no projeto e entendeu que seria importante para o pequeno produtor.
Segundo Sirley Alves, coordenador regional do IMA, é a primeira vez que acontece esse tipo de serviço em Patos de Minas. Sirley afirmou que o projeto foi desenvolvido principalmente para ajudar o pequeno produtor a devolver as embalagens. Ele explicou que, por lei, todo produtor que adquire agrotóxicos deve devolver as embalagens vazias em até um ano, sob pena de ser autuado.
Sirley Alves informou que os produtores rurais podem utilizar o serviço gratuitamente. Nesta sexta-feira (09), o projeto irá acontecer de 7h às 14h, dentro do CEASA. A organização planeja realizar o trabalho mensalmente.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]