Enquanto os bombeiros tentavam controlar as chamas de uma queimada no bairro Alto Limoeiro, o telefone da corporação não parava.
Os esforços realizados pelas autoridades patenses para acabar com as queimadas no perímetro urbano não têm surtido o efeito desejado. O fogo ainda tem sido utilizado com muita frequência para fazer a limpeza de terrenos baldios. Nesse final de semana, a grande quantidade de incêndios trouxe preocupação e prejuízos.

A fumaça cobria a cidade. Olhando do alto era possível perceber a quantidade de queimadas acontecendo ao mesmo tempo. O período mais crítico aconteceu na tarde de sexta-feira (06). Enquanto os bombeiros tentavam controlar as chamas de uma queimada no bairro Alto Limoeiro, o telefone da corporação não parava.

No bairro Jardim Califórnia, a queimada em um terreno baldio trazia preocupação. O fogo se alastrou rápido pela vegetação e atingiu uma montanha de madeiras que estavam depositadas no local. Além da fumaça que tomou conta do lugar, os moradores vizinhos se irritaram com a sujeira causada pela fuligem.


O incêndio no lote foi criminoso. Os moradores vizinhos viram quem ateou fogo à vegetação, atingindo o depósito de madeiras. Nesse caso a orientação é para que as pessoas denunciem. Quem for flagrado provocando queimadas poderá sofrer penalidades. O proprietário do imóvel também pode ser responsabilizado.

Recentemente, o Ministério Público, Prefeitura e Polícia Militar de Meio Ambiente lançaram uma campanha para amenizar a grande quantidade de queimadas na cidade. Várias ações estão sendo realizadas, mas o efeito positivo só será sentido se tiver a conscientização da população.

Autor: Maurício Rocha