A Prefeitura de Patos de Minas quer que a população ajude a identificar as pessoas que vivem em situação de rua e vulnerabilidade social no município. Até o final do ano passado, os números levantados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apontavam a existência de 123 pessoas permanecendo nessas condições na cidade.

A Administração Municipal mantém um Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que atua diariamente para enfrentar esta realidade. “Nossa equipe está nas ruas para abordar, atender e mediar o acesso à rede de proteção social, garantindo direitos e buscando soluções responsáveis”, informou a Prefeitura.

Mas o problema não é tão simples de resolver. Segundo o levantamento realizado a pedido do Patos Hoje, das 123 pessoas sem situação de rua identificadas na cidade 29 pessoas são de Patos de Minas, 77 vieram de outras cidades e outras 17 não possuem identificação, ou não informaram de onde vieram.

Quem tiver alguma informação sobre a presença de pessoas em situação de rua deve informar ao Serviço de Abordagem Social através dos telefones (34) 3822-9804 (6h às 18h) ou pelo WhatsApp: (34) 3822-9743

“É um desafio coletivo, e sua colaboração é fundamental para ações que respeitem a dignidade humana e promovam mudanças reais”, conclui.