A Prefeitura de Presidente Olegário está implantando em alguns bairros rampas de acessibilidade, Os serviços, que começaram no início desta semana, estão sendo executados pela Empresa Pavimentação Engenharia e Saneamento (PAESAN), de Patos de Minas. As rampas são instaladas para proporcionar autonomia e segurança a população, principalmente as pessoas que tenham alguma deficiência. Mas o intuito de facilitar a circulação e acesso a cadeirantes vai muito além da instalação de rampas de acesso.
Algumas rampas foram construídas de forma inútil. Nossa equipe esteve em alguns pontos onde as mesmas foram instaladas e constatamos que as construções, que deveriam facilitar a vida de cadeirantes, acabam indo de encontro com muros, matagal, terrenos baldios, árvores e até muretas e degraus de escadas. Além disso, alguns acessos foram construídos em locais que não tem calçadas.
Entramos em contato com o Secretário de Obras, José Silvio Balbino, ele relatou que as instalações de rampas de acessibilidade estão inclusos no projeto de recapeamento de asfalto que está sendo realizado em algumas ruas, e quanto as rampas colocadas em locais sem passeios ele destacou que existe uma lei especifica de adequação. “ De acordo com uma lei do código de conduta do município todos os proprietários de residência e lotes vão ter que fazer adequações para que se possa dar acesso a cadeirantes” destacou.
O que constatamos é que a Prefeitura está adequando a cidade para a acessibilidade de portadores com deficiência, mas grandes mudanças terão que ser feitas nas calçadas e ruas, pois quando o cadeirante fica impossibilitado de andar nas calçadas e procuram as ruas, encontram outro problema o famoso “quebra-molas”. Então muito trabalho tem que ser feito não só pelo executivo, mas também pelos nossos vereadores e população.
Autor: Hamilton Amorim/PO Notícias
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]