A Prefeitura de Presidente Olegário decretou, nesta quarta-feira (10), situação de emergência em razão da estiagem prolongada que atinge o município. O decreto, publicado no Diário Eletrônico Oficial, terá validade até 31 de dezembro de 2025.

Segundo a Defesa Civil, 80% da área do município, que depende da agricultura e pecuária, já foi comprometida pela seca. A falta de chuvas, que persiste desde abril, secou córregos, rios e deixou reservatórios praticamente vazios, prejudicando diretamente os produtores rurais.

Para tentar reduzir os impactos, a Prefeitura tem enviado caminhões-pipa às comunidades, mas a medida ainda não supre a grande demanda. “Estamos ajudando nosso produtor rural enviando essa água, exclusiva para uso dos animais e na produção. Quem precisar de auxílio pode nos procurar no 3811-1471”, explicou o sargento Amaral, da Defesa Civil.

As regiões mais atingidas pela estiagem são as localidades de Prata dos Netos, Galena, Cachoeira da Prata, Reforma, Ilha Grande, Charco e Lobo. Os produtores do município de Presidente Olegário que estiverem em dificuldades devido à seca podem pedir apoio pelo telefone (34) 3811-1471 ou diretamente na Secretaria de Agricultura.