O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) aparece na liderança na corrida pelo Governo de Minas. Levantamento realizado pelo Instituto F5 Atualiza Dados, divulgado pelo jornal Estado de Minas, mostra que o parlamentar tem 25% das intenções de voto. Esta é a primeira pesquisa com o nome de Luís Eduardo Falcão e ele demonstra bom desempenho.
A pesquisa revela um cenário ainda indefinido. Segundo o levantamento, 20% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar, enquanto 27% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto.
No principal cenário estimulado, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, Cleitinho lidera. Em segundo lugar aparece o deputado federal e ex-governador Aécio Neves (PSDB), com 7%, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), com 5%.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD), que ainda não confirmou candidatura, e o ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), aparecem empatados com 4%. Já o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, e o vice-governador Mateus Simões (PSD), cotado para suceder Romeu Zema, têm 3% cada. Túlio Lopes (PCB) fecha o cenário com 1%.
Em outro cenário simulado, sem alguns dos principais nomes da disputa que ainda não confirmaram candidatura, Falcão avança e aparece à frente de Mateus Simões. Nesse quadro, o atual prefeito de Patos de Minas soma 8% das intenções de voto, enquanto Simões registra 7%.
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada uma lista de candidatos, o cenário mostra alto índice de indefinição. Sete em cada dez eleitores (70%) disseram não saber em quem votar, enquanto 16% afirmaram intenção de votar em branco ou nulo. O nome mais citado foi o do atual governador Romeu Zema, com 5%, embora ele não possa concorrer à reeleição. Cleitinho e o deputado federal Nikolas Ferreira aparecem com 2% cada.
A pesquisa também avaliou a disputa pelo Senado, que terá duas vagas em jogo. No primeiro cenário, o senador Carlos Viana (Podemos) lidera com 16%, seguido por Marcelo Aro, com 10%. Marília Campos (PT) e Domingos Sávio (PL) aparecem com 9%. Quando Romeu Zema é incluído na disputa, ele lidera com 16%, apesar de já ter descartado concorrer ao Senado.
O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro, por telefone, com 1.560 eleitores em todas as regiões de Minas Gerais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]