A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SETTRAM), abriu uma Consulta Pública sobre a “Concessão Comum para Implantação, Operação, Manutenção e Gestão do Sistema Público de Estacionamento Rotativo Zona Azul”, no município. A população pode apresentar sugestões até o dia 19 de novembro.

Segundo a prefeitura, o processo tem como objetivo garantir transparência, participação popular e controle social na estruturação do novo modelo de concessão, permitindo que cidadãos, entidades civis, investidores e demais interessados possam apresentar sugestões e contribuições para o aprimoramento do projeto antes da publicação do edital de licitação.

O diretor municipal de trânsito Paulo Duarte explicou que o intuito é retornar o estacionamento rotativo na área central da cidade e logo após expandir para as áreas comerciais nos bairros.

De acordo com Duarte, hoje em dia, os motoristas estão encontrando dificuldades para conseguirem estacionar, principalmente na área central. O diretor disse que o motivo é porque os lojistas e comerciantes são os primeiros a chegarem e acabam ocupando quase todas as vagas durante o dia. O retorno da Zona Azul pode garantir uma rotatividade nestas vagas.


Quando a prefeitura publicou uma manifestação para apresentação de projetos sobre estacionamento rotativo, apenas uma empresa se interessou. A administração municipal fez adequações e chegou ao projeto final que está disponível para consulta. No projeto, o valor do rotativo é de R$3,00. Motos não estão inclusas neste primeiro momento. As novas placas de sinalização devem contar um QR Code, para facilitar a aquisição de estacionamento.

A Consulta Pública ficará aberta até o dia 19 de novembro de 2025. Durante este período, qualquer interessado poderá enviar propostas e observações por meio do formulário eletrônico disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV5LkAYwkbcPxax599IFBwT9JzOB8bNE0cLnff_FpQ_4mWDQ/viewform?usp=dialog

Os documentos técnicos da modelagem: Caderno Técnico, Caderno Econômico e Caderno Jurídico, estão disponíveis para consulta no portal institucional da Prefeitura, na aba “Audiência Pública – Concessão Zona Azul”.

Audiência Pública

Após a prefeitura analisar as sugestões da população, está prevista a realização de uma Audiência Pública no dia 24 de novembro de 2025, às 18h, no saguão da sede da Prefeitura de Patos de Minas.

Os interessados em participar com manifestação oral deverão se credenciar presencialmente no local da audiência, entre 17h e 18h30, mediante apresentação de documento de identidade e informações de contato. Cada inscrito poderá se manifestar por até dois minutos, sendo permitida a participação de até dois representantes por entidade.

Segundo Duarte, a expectativa é de que a Zona Azul possa retornar por volta do mês de abril do ano que vem.