Qual será o destino do prédio do antigo cadeião? Restaurar ou demolir? Preservar a estrutura centenária ou abrir espaço para novos projetos? Os questionamentos são muitos e, pelo menos por enquanto, sem respostas. O enorme imóvel bem no centro da cidade permanece fechado, sofrendo com a ação do tempo.
A construção é de 1912. O prédio de dois pavimentos foi projetado para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. Em cima funcionava a Câmara Municipal e embaixo a Cadeia Pública. O local também abrigou o Fórum de Patos de Minas. Por último, a Polícia Civil mantinha duas delegacias no imóvel, mas as condições eram tão precárias que elas tiveram que se mudar.
Praticamente abandonado pelo poder público, o prédio tem problemas do piso ao teto. As goteiras estão por toda parte, as redes hidráulica e elétrica funcionam de forma precária e o telhado ameaça desabar. Isso sem falar no piso de madeira que está totalmente esburacado. E olha que o prédio de mais de 100 anos faz parte do Patrimônio Histórico e é tombado pelo município.
O Ministério Público abriu um Inquérito Civil Público para investigar de quem é a responsabilidade pela conservação do prédio. A escritura está em nome do Governo do Estado, mas o prédio pode ser devolvido ao município. O delegado regional da Polícia Civil, Elber Barra Cordeiro informou que uma decisão sobre o caso deve sair até a próxima semana.
Falta decidir também o destino do Antigo Cadeião. Será que o município terá interesse de investir na restauração do imóvel para preservar a história do município? Ou será que o destino do prédio será a demolição para dar lugar ao “progresso”? E se a decisão for pela demolição, será que a Administração Municipal conseguirá autorização do Estado e dos órgãos competentes? O Patos Hoje está fazendo uma enquete para saber qual a melhor medida a ser tomada. Participe!
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]