Os proprietários de imóveis que quiserem obter o desconto de 7% no valor do imposto têm somente até esta sexta-feira (10) para fazer o pagamento à vista. A partir da próxima semana, até o dia 31 de junho, o desconto para pagamento à vista será de 4%. Os proprietários de imóveis também podem optar pelo parcelamento.
O valor do IPTU pode ser dividido em até cinco vezes. Para os proprietários de imóveis que optarem pelo pagamento parcelado do imposto, o vencimento da primeira parcela é em 20 de agosto e das demais no dia 20 dos meses seguintes. Essas definições estão previstas no Decreto 4.760, de 26 de dezembro de 2019.
Patos de Minas tem cerca de 70 mil imóveis cujos proprietários estão obrigados a pagarem o IPTU. No ano passado, o valor da arrecadação ficou próximo de R$ 17 milhões. Este ano, com o reajuste de 3,27% referente à inflação do período, a arrecadação do município com o imposto deve chegar a r$ 17,5 milhões.
Proprietários de imóveis isentos do IPTU
Fica isento do IPTU o contribuinte que atender conjuntamente às seguintes condições:
-Proprietário de um único imóvel urbano destinado exclusivamente à residência.
-Imóvel pertencente exclusivamente ao contribuinte ou ao contribuinte e seu cônjuge.
-Ser o(s) proprietário(s) aposentado, pensionista ou inativo do sistema de previdência pública ou privada; ou ser beneficiário do amparo assistencial ao idoso.
-Ter idade igual ou acima de 65 anos para homem e 60 anos para mulher.
-Renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos.
Para ter direito à isenção, o contribuinte deve requerer e declarar, dentro do exercício fiscal, que atende às condições da lei. O requerimento deve ser protocolado na sede da prefeitura.
Agendamento para protocolos: 3822-9891 (12h às 17h)
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]