A imagem do enorme Pequizeiro rodeado pelo asfalto de uma rua no bairro Laranjeiras impressionava e ganhou destaque ao ser publicada no Patos Hoje. Ambientalistas exigiam a permanência da árvore e até realizaram um concerto musical para tentar convencer as autoridades e o proprietário do loteamento.
Veja Também
Pequizeiro solitário impede conclusão de asfaltamento no Bairro Laranjeiras
Músicos “Descomemoram” Dia da Árvore com concerto em pequizeiro ameaçado
O caso foi parar no Conselho Municipal de Meio Ambiente que acabou autorizando a retirada do Pequizeiro, mas impôs condições para que a árvore fosse retirada. O proprietário do loteamento teria que plantar 50 mudas de Pequizeiro para compensar a perda. Os funcionários da empresa informaram que foram plantadas cerca de 200 mudas de Pequizeiro ao redor do bairro.
O Pequizeiro é protegido por lei. A árvore típica do cerrado pode chegar a até 10 metros de altura e se destaca pela sua versatilidade. Do Pequizeiro se aproveita de tudo. As sementes são comestíveis e, normalmente, cozidas com o arroz. O fruto é bastante nutritivo. A polpa pode ser usada para a produção de licores e sabão. A sua madeira é muito resistente e até as folhas são usadas para fazer chá.
Aos ambientalistas resta torcer para que as dezenas de mudas de Pequizeiro que foram plantadas no bairro Laranjeiras cresçam fortes e saudáveis para compensar a perda do Pequizeiro, o que vai depender da população. Uma das mudas já foi morta por um monte de entulho jogado bem em cima dela.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]