O Governo Federal pode ser obrigado pela Justiça a instalar uma Delegacia da Polícia Federal em Patos de Minas. O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para que a União instale o órgão na cidade. Atualmente, a subseção judiciária de Patos de Minas é atendida pela Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia que atende outros 60 municípios e está sobrecarregada.
Segundo informações da Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia no mês de fevereiro deste ano, tramitavam cerca de 570 inquéritos, dentre os quais 200 originaram-se de ocorrências na subseção de Patos de Minas. Para atender a demanda, cada investigação ou execução de atividade de rotina nesses municípios exige uma complexa logística, com o planejamento prévio em rotas, para efetivar-se o maior número de diligências possíveis.
O Ministério Público Federal alega que tais dificuldades refletem diretamente na atuação policial da DPF/Uberlândia. “Em decorrência da significativa demanda na cidade de Patos, há, em toda a região, um sensível comprometimento tanto na prevenção e repressão da criminalidade, quanto na apuração de infrações penais”, diz o procurador da República Cléber Eustáquio Neves.
Ele lembra que a PF é responsável por inúmeras atribuições além das que se referem especificamente à investigação de crimes contra a União, Caixa Econômica Federal, INSS, instituições federais de ensino, Correios e demais pessoas de direito público federais. “Podemos citar ainda o controle de armas de fogo em poder da população, a expedição e renovação de passaportes, o cadastro de entidades atuantes no ramo de adoção internacional de crianças e adolescentes, o controle da segurança privada, a fiscalização sobre produtos químicos que possam ser destinados à elaboração de drogas ilícitas, além da própria repressão ao crime internacional de drogas nos aeroportos, entre várias outras atividades”.
A instalação de uma Delegacia da Polícia Federal em Patos de Minas é um anseio antigo da população, que começou com a instalação da Vara da Justiça Federal.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]