As novas tecnologias permitiram muitos avanços nos mais diversos segmentos da sociedade. Na compra e entrega de alimentos, a situação não é diferente. Atualmente, com um único aplicativo, as pessoas podem escolher uma infinidade de cardápios. No entanto, motoboys e lojas em Patos de Minas não estão muito satisfeitos com a forma de atuar do Ifood, uma das maiores empresas do ramo.

Um motoboy que preferiu não se identificar, com medo de represálias, disse que os motoboys e lojas cadastradas no Ifood estão passando por apuros porque no horário de pico estão tendo que atender somente o Mcdonald’s. “O Ifood segura todos os motoboys na loja, deixando-os em situação de calamidade. Eles ficam até 3 horas esperando o pedido do cliente ficar pronto. Muitas vezes, o cliente ou o próprio Ifood cancela esse pedido, e nisso o motoboy perde e é punido pelo próprio Ifood, interferindo no score do mesmo. Muitos motoboys estão ficando até 24 horas bloqueado devido aos cancelamentos. A saúde da conta também fica de verde a amarelo ou vermelho, para mim é um trabalho escravo”, desabafou.

Segundo o motoboy, dia de sábado e domingo são os dias piores. “É muito frustrante para o motoboy ter que levar o pedido para o cliente com atraso. Tem cliente que não compreende e ofende o motoboy. Não sei se o Procon tem informações a respeito. Alguns funcionários do McDonald's reclamam quando os motoboys fazem outros serviços para outras empresas. ‘O McDonald's comanda o Ifood’. No horário de pico, o próprio Ifood fecha todas lojas parceiras e deixa só o ifood com os motoboys disponíveis para o McDonald's. Isso tem causado um transtorno para as outras lojas. Sem falar que muitos motoboys ficam garrados, sem alimentos, passando fome mesmo”, desabafou.

Os motoboys também reivindicam banheiros públicos na região central, adequados e higiênicos, para que possam fazer as necessidades fisiológicas durante os longos períodos de trabalho. E para prevenir acidentes, eles pedem que sejam criadas faixas azuis destinadas aos corredores de motociclistas.

O Patos Hoje entrou em contato com o Ifood por meio do chat da empresa e também pelo whatsapp, porém não conseguiu contato com a Assessoria de Comunicação. O Patos Hoje enviou email para o Mcdonald’s, mas também não recebeu resposta. Quando enviarem os posicionamentos, eles serão postados neste espaço.